Saúde abre 16 novos leitos de UTI Covid-19 no DF nesta sexta

No sábado, além desses, serão ativados outros 20 leitos de terapia intensiva no Hospital Regional da Asa Norte (Hran)

atualizado 26/02/2021 22:33

Divulgação/Iges-DF

Após chegar em 99,4% de sua capacidade de leitos ocupada, a Secretaria de Saúde do DF ampliou nesta sexta-feira (26/2) a oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender pacientes com Covid-19. Já estão disponíveis 16 leitos, sendo sete no Hospital Regional de Samambaia, cinco no Hospital Home e quatro no Hospital Daher. Os leitos ativados nas duas últimas unidades, sendo elas privadas, são contratações da pasta.

Em reunião no final da tarde, os gestores da Secretaria de Saúde decidiram que outros 20 leitos de UTI no Hospital Regional da Asa Norte  (Hran) serão ativados neste sábado (27/2).

O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, afirmou que a “SES segue trabalhando na ampliação de leitos para melhor atender a população do DF”. O secretário adiantou, ainda, que em março devem ser liberados mais 18 leitos, sendo oito no Daher e 10 no Home, ambos contratados.

Além desses leitos, a pasta também vai realizar o incremento de mais 60 leitos nos próximos dias.

Agendamento por telefone

Na próxima semana, haverá o reforço no agendamento da vacinação no Distrito Federal. O Disque Saúde 160, na opção 2, oferecerá o serviço de agendamento para o usuário que tiver dificuldades em ter acesso à internet.

Ao ligar no serviço, o usuário deverá informar os dados pessoais e o atendente fará a marcação já informando a data e o local de vacinação. Se não conseguirem agendar por esse sistema, as pessoas poderão procurar as salas de vacinação para receberem a imunização.

Devido ao aumento no número de casos de covid-19 na capital, o governador Ibaneis Rocha (MDB), decretou lockdown no DF a partir do domingo. Hoje, há ainda uma fila de 74 pessoas para atendimento em UTIs na capital.

Últimas notícias