metropoles.com

Sábado (18/8) é Dia D contra o sarampo e a poliomielite

Campanha pretende aumentar a cobertura vacinal entre crianças com até cinco anos de vida

atualizado

Compartilhar notícia

Imagem ilustrativa
vacina poliomielite pólio
1 de 1 vacina poliomielite pólio - Foto: Imagem ilustrativa

A Secretaria de Saúde promove, neste sábado (18/8), o Dia D de mobilização contra a poliomielite e o sarampo, doenças que voltaram a assustar o país. O objetivo é vacinar crianças de 1 a 5 anos incompletos.

A abertura do Dia D às 9h contará com a presença do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), na Unidade Básica de Saúde 17, no Setor P Sul, em Ceilândia. Somente duas em cada 10 crianças na faixa etária foram imunizadas no Distrito Federal até esta sexta-feira (17).

A meta é fazer vacinar 152.277 de meninos e meninas entre 1 e 5 anos até 31 de agosto no Distrito Federal. Em todo o país, 11 milhões devem ser imunizados.

Quem não toma a vacina corre o risco de sofrer com efeitos colaterais dessas doenças. O sarampo, por exemplo, provoca manchas avermelhadas na pele e brancas nas partes internas das bochechas, febre, tosse, mal-estar, coriza, perda do apetite e até conjuntivite.

“O que também nos preocupa muito com relação ao sarampo é a mãe que não foi vacinada e se contamina durante a gravidez. Essa transmissão ao feto, por meio da placenta, pode levar o bebê a sofrer alterações da retina, catarata e nervo ótico, levando à possibilidade de cegueira”, explica  Marcílio Gomes de Barros, médico do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).

De acordo com Barros, quando a criança adquire a doença nos primeiros meses de vida, antes de ser vacinada, o risco de cegueira diminui, mas pode ocorrer lesões tão graves na córnea que, em algumas situações, o transplante pode ser recomendado.

“A vacina é a melhor forma de prevenção, eficaz em 97% dos casos. Se o bebê, depois de imunizado, vier a contrair a doença, o risco de sofrer danos oculares é praticamente nulo. Por isso, temos que frisar a importância da vacinação e o acompanhamento oftalmológico sempre”, acrescenta o especialista.

Onde procurar
Confira aqui os pontos de vacinação
Mais informações pelo site: www.saude.df.gov.br

Compartilhar notícia