Rodoviários da Marechal anunciam fim da greve, e ônibus voltam a rodar. Veja vídeo
Paralisação começou na manhã desta segunda-feira (22/6), após atraso no pagamento dos salários, e afetou cerca de 175 mil passageiros no DF

Os rodoviários da Marechal, que estavam em greve no início da manhã desta segunda-feira (22/6), anunciaram o fim da paralisação. Com a decisão, os ônibus da empresa já voltam a circular.
A categoria iniciou uma paralisação na manhã desta segunda-feira (22/6), às 4h, devido ao atraso no pagamento dos salários. A greve afetou a circulação de ônibus em seis regiões do DF, que atendem a 175 mil passageiros por dia, e foi encerrada por volta das 9h.
A decisão pelo encerramento do movimento foi tomada durante uma assembleia realizada na garagem da empresa, no P Sul, em Ceilândia (DF), após a confirmação do pagamento dos salários pela concessionária.
Ao Metrópoles, o presidente do Sindicato dos Rodoviários do DF, João de Oliveira, disse que a categoria não previa uma paralisação, pois acreditava que os salários seriam pagos até sábado (20/6).
“Nós fizemos o máximo possível para evitar esse momento, só que a empresa não conseguiu. A única empresa foi Marechal. As outras arrumaram um meio de fazer o pagamento com adiantamento salarial dos trabalhadores. Não é de interesse do sindicato fazer essa paralisação, mas houve uma necessidade”, afirmou.
De acordo com o presidente da entidade, os ônibus já começaram a deixar a garagem e a retomar os trajetos normalmente.
“[Agora vamos] Pegar os ônibus da garagem e começar a sair e fazer os percursos normalmente. Eu até peço desculpa à população. Fazer esse movimento paredista não é de interesse do sindicato, muito menos da categoria de funcionários do transporte público”, destacou.
O sindicalista ressaltou que a paralisação ocorreu porque a empresa não cumpriu com a obrigação de pagar os trabalhadores.
“Mas há uma necessidade quando a empresa não cumpre com os trabalhadores. Essa é a única arma que a gente tem: reunir os trabalhadores e explicar a situação que está ocorrendo”, completou.
Segundo a Marechal, o pagamento dos rodoviários foi efetuado às 6h30 desta segunda-feira. A empresa informou que o atraso ocorreu em razão de um problema no processamento da folha de pagamento.
De acordo com a concessionária, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) realizou o repasse dos recursos na sexta-feira (19/6), mas os valores só foram creditados na conta da concessionária no sábado (20/6), data prevista para o adiantamento salarial.
“Como o dia 20 caiu em sábado, não foi possível realizar o processamento da folha de pagamento no mesmo dia, procedimento indispensável para que os créditos sejam efetuados nas contas dos colaboradores”, diz a nota.
Ainda conforme anunciou a Marechal, após a conclusão do processamento da folha, os valores foram depositados nas contas dos funcionários às 6h30 desta segunda-feira (22/6), primeiro dia útil subsequente.
A concessionária também lamentou os transtornos causados aos passageiros que dependem do sistema para se deslocar ao trabalho, à escola e a outros compromissos.
A Marechal é responsável pelo transporte de cerca de 175 mil passageiros por dia nas regiões compreendidas pela Bacia 4, atendendo à população de Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Guará I, Guará II e parte do Park Way, com mais de 500 coletivos.
Planaltina de Goiás
Nos últimos dias, a população do DF já havia lidado com outra paralisação. Os rodoviários da empresa Amazônia Inter, que circula em Planaltina de Goiás (GO), ficaram 40 horas em greve devido à falta de pagamento.
Os ônibus voltaram a circular no sábado (20/6) após o pagamento dos salários do motoristas.
A empresa é responsável pelo transporte interestadual de Planaltina de Goiás a Brasília, Planaltina e Sobradinho, além de ter rotas para Formosa (GO).

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todas







