Após pagamento, motoristas da Marechal decidirão retorno em assembleia. Veja vídeo
A expectativa é de que a categoria se reúna nesta manhã e os ônibus possam voltar a circular ainda nesta segunda-feira (22/6)

Após a efetuação dos pagamentos dos salários dos rodoviários da Marechal, os motoristas vão decidir sobre o retorno das atividades em uma assembleia que será realizada na garagem do P Sul, em Ceilândia (DF) na manhã desta segunda-feira (22/6).
Ao Metrópoles, um motorista, que preferiu não se identificar, afirmou que o pagamento foi realizado, mas que estava atrasado desde sexta-feira (19/6).
“Eles não costumavam atrasar os nossos salários, mas de um tempo para cá tem sido mais comum. Sem salário não tem como trabalhar”, disse.
Segundo o trabalhador, os ônibus só devem voltar a circular após a assembleia organizada pelo sindicato. “Será realizada em frente a garagem do P Sul. Acredito que vamos voltar a trabalhar ainda na manhã de hoje”, afirmou.
A categoria iniciou uma paralisação no início da manhã desta segunda-feira (22/6) por causa do atraso nos depósitos. A greve afetou a circulação de ônibus em seis regiões do DF, que atendem 175 mil passageiros por dia.
Segundo a Marechal, o pagamento dos rodoviários foi efetuado às 6h30 desta segunda-feira. A empresa informou que o atraso ocorreu em razão de um problema no processamento da folha de pagamento.
De acordo com a concessionária, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) realizou o repasse dos recursos na sexta-feira (19/6), mas os valores só foram creditados na conta da concessionária no sábado (20/6), data prevista para o adiantamento salarial.
“Como o dia 20 caiu em sábado, não foi possível realizar o processamento da folha de pagamento no mesmo dia, procedimento indispensável para que os créditos sejam efetuados nas contas dos colaboradores”, diz a nota.
Ainda segundo a Marechal, após a conclusão do processamento da folha, os valores foram depositados nas contas dos funcionários às 6h30 desta segunda-feira (22/6), primeiro dia útil subsequente.
A concessionária também lamentou os transtornos causados aos passageiros.
A greve provocou transtornos para passageiros que dependem do sistema para se deslocar ao trabalho, à escola e a outros compromissos.
A Marechal é responsável pelo transporte de cerca de 175 mil passageiros por dia nas regiões compreendidas pela Bacia 4, atendendo as populações de Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Guará I, Guará II e parte do Park Way, com mais de 500 coletivos.
Planaltina de Goiás
Nos últimos dias, a população do DF já havia lidado com outra paralisação. Os rodoviários da empresa Amazônia Inter, que circula em Planaltina de Goiás (GO), ficaram 40 horas em greve devido a falta de pagamento.
Os ônibus voltaram a circular no sábado (20/6) após o pagamento dos salários do motoristas.
A empresa é responsável pelo transporte interestadual de Planaltina de Goiás até Brasília, Planaltina e Sobradinho, além de ter rotas para Formosa (GO).

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todas





