Quer aprender robótica? Curso gratuito tem vagas para estudantes do DF

O programa Include está com 1,1 mil vagas abertas para alunos de escolas públicas ou bolsistas de particulares. As aulas começam em agosto

atualizado 18/07/2022 14:13

Foto de materiais em cima de uma mesa azulDivulgação/ SECTI

Estudantes de 12 a 18 anos de escolas públicas ou bolsistas de instituições privadas podem se inscrever no programa Include, curso gratuito de robótica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SCTI), em parceria com o Campus Party.

“O Include é um programa que visa promover inclusão social, digital e econômica para crianças e adolescentes de comunidades carentes que não têm acesso à tecnologia e educação”, define a SCTI.

O projeto, que surgiu em 2019 em um laboratório piloto na Bahia, se expandiu pelo Brasil. Hoje, há 12 no Distrito Federal, que recebem turmas nos períodos da manhã e da tarde. Cada turma conta com um facilitador e um monitor. Neste ano, o projeto está com 1,1 mil vagas para o segundo semestre de 2022, que se inicia em 8 de agosto.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0

Oportunidades no futuro

Estudantes de várias regiões administrativas, como Gama, Santa Maria, Estrutural, Samambaia, Paranoá e Ceilândia, participaram do curso. Entre os 2 mil alunos que passaram pela iniciativa está a estudante do 7º ano do Centro de Ensino Fundamental 05 (Asa Sul) Vitoria Machado, 13 anos. Ela entrou no Include em 2020, no início da pandemia da Covid-19, e desde então não largou mais o projeto. “Eu tinha muita curiosidade em robótica, então quando entrei fiquei muito feliz”, conta Vitória.

Nessa época, o curso funcionou de forma on-line. Vitória explica que os alunos assistiam às aulas expositivas e, depois, realizavam atividades práticas, em casa, com o suporte virtual dos professores.

A adolescente considera a experiência rica em aprendizado e pretende fazer algum curso superior relacionado à tecnologia.

“Acredito que o projeto é positivo para os estudantes, pois pode dar oportunidades melhores no futuro. Eu quero continuar estudando. Inclusive, um dos meus sonhos é ser professora de robótica”, destaca a jovem.

Incentivado pelo pai a se inscrever no curso, o estudante bolsista do Sesi Gama Moisés Leite, 10, entrou no Include em março de 2022. Ele gostou tanto da experiência que decidiu continuar no segundo módulo.

“O projeto Include me mostrou como a robótica pode ser interessante e, ao mesmo tempo, divertida. Durante as aulas, aprendemos muitas coisas novas que nunca tinha tido contato antes”, afirma Moisés.

Mais sobre o curso

A proposta do projeto é oferecer oportunidades de aprendizado para jovens em condições de vulnerabilidade social.

“Ele tem como finalidade difundir o uso da tecnologia, fornecendo ferramentas que garantam educação de qualidade e desenvolvam habilidades dentro de um ecossistema totalmente inovador”, explica Anderson Freire, subsecretário de Fomento à Inovação e coordenador do projeto Include.

Neste ano, as aulas serão ministradas de forma presencial duas vezes por semana, com duração de quatro horas, em turnos matutino e vespertino. A programação conta com a criação de robôs simples, circuitos eletrônicos, uso de sensores, impressão 3D e projetos com realidade aumentada.

Interessados podem ser inscrever pelo site do Instituto Campus Party até 31 de julho.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.

Mais lidas
Últimas notícias