Estudantes brasileiros conseguem vaga em torneio de robótica nos EUA
Unindo novatos e veteranos, quatro equipes de alunos do ensino fundamental e médio participam de uma das maiores competições do tipo
atualizado
Compartilhar notícia

Estudantes do ensino fundamental e médio de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul desembarcam, na próxima segunda-feira (18/4), em Houston, nos Estados Unidos, para competir em um dos maiores torneios juvenis de tecnologia e inovação do mundo.
O Brasil participará de três modalidades do evento, o FIRST Championship, que ocorre entre os dias 20 e 23 de abril.
Das quatro vagas do país, duas são para a competição FIRST LEGO League Challenge (FLL). Nela, 108 equipes de alunos de 9 a 16 anos, com dois a 10 integrantes, constroem e programam robôs de LEGO para cumprir uma série de missões em um tapete.
Eles também desenvolvem um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, que, neste ano, é Cargo Connect – relacionada com transporte e logística.
A segunda modalidade em que o Brasil garantiu uma vaga é a FIRST Tech Challenge (FTC). Nessa competição, 160 times com até 15 alunos de 14 a 18 anos devem projetar, programar e construir robôs com diferentes materiais para que eles cumpram tarefas em uma arena de maneira teleoperada e autônoma, por meio de programação.
Os robôs, que são maiores que os da FLL e chegam a pesar 19 kg, realizam as disputas na arena em aliança – duas equipes contra duas equipes.
Por fim, o país compete na modalidade FIRST Robotics Competition (FRC), a mais avançada das competições de robótica da FIRST, com 450 equipes. Nela, os robôs são de porte industrial, pesam até 55 kg e chegam a 1,5 metro de altura.
As equipes, formadas por mais de 10 alunos, têm seis semanas para construir o robô para que ele cumpra as atividades na arena, como arremessar discos, pegar bolas e mover caixas. As partidas também ocorrem no formato de aliança, mas envolvendo três times.

Grupo Under Control, de Novo Hamburgo (RS) Divulgação

Equipe Geartech Canaã, de Goiânia Divulgação

SESI CLP, De Campo Limpo Paulista (SP)

Grupo Atombot, de São João Del Rei (MG) Divulgação
Entre novatos e veteranos
Entre os brasileiros que vão para Houston, há estreantes e veteranos em disputas internacionais. A Geartech Canaã, equipe de Goiânia (GO) que compete pelo FTC, representa o país no mundial de Houston pela segunda vez, sendo que agora os integrantes carregam o tricampeonato brasileiro e uma série de prêmios.
“Nos preparamos bastante para o torneio do ano passado. Foram seis meses de dedicação, parando um dia antes do Natal e voltando logo depois do ano novo. Conquistamos o nacional e o mundial off season. Foi um ano de ouro para a gente e esperamos repetir”, adianta um dos participantes, Gabriel Craveiro.
Também experiente no mundial, a Under Control, de Novo Hamburgo (RS), vai com grande expectativa depois que levou o prêmio principal na competição mais recente que participou, o regional da América do Sul e do Caribe.
Pela FLL, competem as estreantes Atombot, de São João Del Rei (MG), e a Sesi CLP, Campo Limpo Paulista (SP).