Projeto quer garantir visitas de pets a pacientes em hospitais do DF

Projeto foi aprovado em primeiro turno na CLDF e estabelece diretrizes para que os pets possam ter contato com os tutores internados

atualizado 06/12/2022 23:09

Animal de estimação: Idosa com animal cachorro Getty Images

Pacientes internados em hospitais do Distrito Federal podem ter direito de pedir a visita dos animais de estimação que criam. A Câmara Legislativa (CLDF) aprovou em primeiro turno nesta terça-feira (6/12) um Projeto de Lei (PL) que estabelece diretrizes para esse contato entre o tutor e os pets.

De autoria dos deputados Robério Negreiros (PSD) e Eduardo Pedrosa (União), a proposta determina que os animais domésticos estejam com a vacinação em dia e higienizados, e o responsável terá de comprovar, por meio de laudo veterinário, a boa condição de saúde do animal.

Ficaria a cargo dos hospitais criar normas e procedimentos próprios para organizar o tempo e o local de permanência dos animais para que ocorra a visitação de maneira que não prejudique nem o paciente, o animal ou a unidade.

A matéria ainda precisa ser submetida à votação em segundo turno e, se aprovada, sancionada pelo governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB).

Confira o PL

PL-2019-00150-RDI by Metropoles on Scribd

Mais lidas
Últimas notícias