metropoles.com

Projeto pode acabar com previsão de 50% de cargos em comissão para servidores

Alvo de muita polêmica, o projeto passou com o mínimo necessário de 16 votos favoráveis. Segundo turno só será votado em 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Palacio do buriti _ fachada
1 de 1 Palacio do buriti _ fachada - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou em primeiro turno, na última sessão do ano realizada nessa terça-feira (13/12), uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica (Pelo) que retira do texto a obrigatoriedade de os servidores de carreira ocuparem, pelo menos, 50% dos cargos comissionados. Alvo de muita polêmica, a matéria passou com o mínimo necessário de 16 votos favoráveis.

O principal debate ocorreu por conta da constitucionalidade ou não do projeto do Poder Executivo. Isso porque o artigo que pretende ser mudado com a Pelo já foi declarado inconstitucional no entendimento do Supremo Tribunal Federal por ter sido proposto por um deputado e não pelo governador.

Dessa forma, argumentaram os opositores ao projeto, mesmo que seja aprovada em segundo turno no ano que vem, a mudança seria inócua. Para ter efetividade, disseram os parlamentares, Ibaneis deveria tentar mudar leis do governo Agnelo Queiroz (PT) que estabelecem o mesmo percentual e não possuem o vício de iniciativa contido na Lei Orgânica.

Tramitação

Anteriormente, a Pelo que tem o número 19/2019, havia sido rejeitada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O líder do governo, deputado Hermeto (MDB), no entanto, apresentou um recurso contrário à decisão.

Levado ao plenário, o recurso foi acatado e a proposta foi votada logo depois sendo aprovada em primeiro turno. Por tratar-se de emenda à Lei Orgânica, entretanto, a votação em segundo turno precisa aguardar 10 dias, o que adia o processo de apreciação da matéria para a próxima legislatura.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?