metropoles.com

Professora aprovada no 1º concurso público do DF morre aos 84 anos

Maria Marta Cintra faleceu aos 84 anos em decorrência da doença de Alzheimer. O velório será nesta quinta a partir das 13h

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Sinpro-DF
Professora pioneira no DF, Marta Cintra, em foto na beira de um lago, escorada em uma estaca olhando para a câmera. Ela faleceu nesta (20/07) - Metrópoles
1 de 1 Professora pioneira no DF, Marta Cintra, em foto na beira de um lago, escorada em uma estaca olhando para a câmera. Ela faleceu nesta (20/07) - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Sinpro-DF

A Secretaria de Educação perdeu, nesta quarta-feira (20/7), uma das professoras mais antigas do DF. Maria Marta Cintra faleceu às 6h, uma semana após completar 84 anos. A docente lutava havia três anos contra o Alzheimer.

Aprovada no primeiro concurso público para professora da capital, que ocorreu em 1960, Maria dedicou à vida em defesa à educação de qualidade.

“Ela faleceu em casa, nos meus braços. Foi uma noite muito sofrida e ela descansou com um dia lindo amanhecendo. Tenho guardado comigo o telegrama que ela recebeu, em fevereiro de 1960, dizendo que ela havia passado no primeiro concurso. Ela fundou Brasília. Veio de São Bento do Una para desbravar esta terra como educadora. É uma mulher à frente do seu tempo”, afirmou Isabella Cintra, filha dela, e também professora da SEE-DF.

Marta, como era conhecida, é um nome importante na história da Educação local. Ela fez parte da primeira diretoria do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), formou a equipe de professores do Caseb, primeira escola pública de Brasília, e ministrou aulas, durante anos, no Núcleo Bandeirante.

Ela ainda integrou o grupo de professores que criou a primeira Associação de Professores da capital do país, antes do golpe militar de 1964. O Sinpro lamentou a morte da professora e prestou solidariedade aos familiares e amigos.

“O Sinpro se solidariza com a família e abraça fraternalmente Isabella Cintra, sua filha, professora da rede pública, sindicalizada e atuante na nossa entidade”, diz a mensagem publicada no portal do Sinpro-DF.

O velório e sepultamento serão realizados nesta quinta-feira (21/7), na Capela 1, do Campo da Esperança, no Plano Piloto, a partir das 13h. O sepultamento será às 15h.

(Com informações do Sinpro-DF)

 

Compartilhar notícia