metropoles.com

Primeira mulher no comando: coronel Cynthiane assume a Casa Militar

A cerimônia de transmissão do cargo ocorreu nessa terça-feira (11/12): “Coroamento da minha carreira”, disse

atualizado

Compartilhar notícia

Tony Winston/Agência Brasília
Coronel Cintiane
1 de 1 Coronel Cintiane - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Primeira mulher a assumir o comando da Casa Militar do DF, a coronel Cynthiane Maria da Silva Santos tomou posse no cargo na manhã desta terça-feira (11/12). A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Buriti e contou com a presença do governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

“É um coroamento da minha carreira. Chego a esta fase [como coronel] em uma das duas cadeiras mais importantes que um policial militar poderia ocupar no exercício da profissão”, disse a oficial, que assume no lugar do coronel Márcio Pereira.

0

Pereira se aposentou e deixou oficialmente a Casa Militar no dia 29 de novembro, antes do término do mandato de Rollemberg. O mesmo ocorreu com o comandante da PM, coronel Marcos Nunes, conforme revelou o Metrópoles em reportagem publicada no dia 28 de novembro.

A Casa Militar é órgão com status de secretaria no Distrito Federal e destinada à segurança institucional do governador. É integrada por policiais militares, bombeiros e servidores civis. Para o governador Rodrigo Rollemberg, o fato de uma mulher comandar a Casa Militar do DF pela primeira vez “é sinal de muito simbolismo e demonstra a modernização de uma instituição tão importante para Brasília”.

Feitos inéditos no Brasil
Ao assumir o comando do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) em 2012, a nova chefe da Casa Militar do DF tornou-se a primeira mulher do país à frente desse tipo de tropa. Formada em direito e pós-graduada em metodologia do ensino superior e da pesquisa científica e em ciências jurídicas, já comandou o 7º Batalhão da PMDF, assumiu o posto de subcomandante da Companhia de Operações Especiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e chefiou a Ouvidoria e a Auditoria da corporação.

Antes de assumir o cargo, a coronel Cynthiane atuou nas funções de coordenadora de Segurança da Presidência da República, chefe da Assessoria Jurídica da Casa Militar e chefe de Operações de Segurança da Casa Militar.
Com informações da Agência Brasília

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?