metropoles.com

Presidente do Iges-DF faz cirurgia bariátrica e pede afastamento do cargo

Sérgio Luiz da Costa foi submetido a procedimento no estômago para emagrecimento. A vice-presidente Emanuela Ferraz está no lugar dele

atualizado

Compartilhar notícia

JP RODRIGUES/ ESPECIAL PARA METROPOLES
Sérgio Costa
1 de 1 Sérgio Costa - Foto: JP RODRIGUES/ ESPECIAL PARA METROPOLES

O diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Sérgio Luiz da Costa, pediu afastamento do cargo. Ele está de atestado médico após realizar uma cirurgia bariátrica, para redução do estômago. A vice-presidente do Iges, Emanuela Dourado Rebelo Ferraz, responderá pelo cargo interinamente enquanto Costa estiver cuidando da saúde.

Sérgio da Costa assumiu a presidência do Iges em junho deste ano, quando Francisco Araújo foi nomeado secretário de Saúde do DF.

Araújo foi preso na Operação Falso Negativo por suspeitas de desviar dinheiro público durante a pandemia de Covid-19. Ele e outros quatro integrantes do alto escalão da Saúde estão presos desde agosto e foram denunciados pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Enquanto Sérgio Luiz da Costa se recupera da cirurgia bariátrica, Emanuela Dourado Rebelo Ferraz será a responsável por gerir o Hospital de Base do Distrito Federal, o Hospital Regional de Santa Maria e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Sobradinho, Núcleo Bandeirante, São Sebastião, Samambaia, Ceilândia e Recanto das Emas, todos de responsabilidade do Iges.

A interina também terá que prestar uma série de esclarecimentos ao Tribunal de Contas do DF acerca de contratos, leitos de UTI e operações realizadas pelo Iges que são investigadas pela Corte de Contas.

Cargos acumulados

Em junho, quando Emanuela assumiu a vice-presidência da entidade, veio à tona o fato de que ela acumulou três cargos comissionados por um ano. Emanuela ficou lotada ao mesmo tempo no Iges-DF como superintendente, no Governo do Piauí e na Câmara dos Deputados. O acúmulo foi revelado pelo site GP1 e confirmado pelo Metrópoles. Ela é psicóloga e esposa do presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev-DF)Ney Ferraz.

Após as matérias, ela devolveu o dinheiro que recebeu dos outros dois cargos durante o período no qual já integrava a equipe do Iges-DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?