Por obras, Avenida Central de Taguatinga terá desvio a partir de sábado

Intervenção para a construção do túnel de Taguatinga forçará uma alteração de 300 metros da pista no sentido Plano Piloto-Ceilândia

atualizado 11/11/2020 17:05

Joel Rodrigues/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai fazer um desvio na Avenida Central de Taguatinga, no sentido Plano Piloto-Ceilândia, logo na entrada da cidade, próximo ao viaduto da Estrada Parque Taguatinga (EPTG)/Estrada Parque Contorno (EPCT). A mudança é necessária para construir a parede norte do túnel de Taguatinga.

Segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura, o desvio deve começar no próximo sábado (14/11), a depender das chuvas. Serão cerca de 300 metros de alteração. As três faixas de trânsito atuais da via serão deslocadas para a direita do motorista e construídas no que hoje são canteiros, recuos e bolsões de estacionamento.

Assim, o motorista que chega a Taguatinga pela EPTG precisará fazer um desvio à direita. “A expectativa é de que o impacto no trânsito seja mínimo, uma vez que o número de faixas será mantido. Faremos toda a sinalização da via, e contamos com o apoio da população para evitar transtornos”, informa o Ricardo Terenzi, subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras do GDF.

A primeira parte da intervenção consiste, principalmente, na execução dos serviços para formar as paredes do túnel. A parede norte terá início exatamente no ponto em que começa a futura rampa de acesso ao túnel.

“Ou seja, trata-se daquele desnível na pista antes de acessar o emboque do túnel, que é protegido por paredes nas laterais. São cerca de 200 metros até a entrada do túnel, onde a pista já estará nivelada, e a parede norte se conectará à parede de emboque norte”, explica o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

Além da parede norte, outras seis paredes serão construídas para formar todo o percurso do túnel. Para isso, serão concretadas 1.046 lamelas. Até o momento, 20% do serviço de concretagem está finalizado.

Veja o vídeo explicativo feito pelo GDF:

Obra

Com investimento de R$ 275,7 milhões e previsão de entrega para fevereiro de 2022, a expectativa é de que a obra do túnel melhore a fluidez do trânsito na área central de Taguatinga. O consórcio Novo Túnel é responsável por executar as obras.

Atualmente, o consórcio atua na escavação, armação e concretagem das paredes diafragma, assim como na escavação e projeção de concreto dos taludes e na instalação das muretas guia.

Os recursos são oriundos de contrato de financiamento firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal. O túnel de Taguatinga faz parte do Corredor Eixo-Oeste, que terá 38,7 quilômetros de extensão e ligará o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto (Eixo Monumental e Estação Asa Sul), passando por Taguatinga.

Últimas notícias