metropoles.com

Por dia, 50 motoristas são flagrados dirigindo sem CNH no DF

Além do alto registro nos seis primeiros meses de 2022, nos últimos quatro anos, o quantitativo de infrações registradas registra alta

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/Metrópoles
Detran publica resultado do Programa Habilitação Social
1 de 1 Detran publica resultado do Programa Habilitação Social - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

Os recentes acidentes automobilístico protagonizados por pessoas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) parecem não intimidar os motoristas do Distrito Federal. Somente neste ano, de janeiro a julho, 10.667 condutores foram flagrados cometendo alguma infração de trânsito. O número corresponde a, aproximadamente, 50 autuações por dia.

Os dados dizem respeito às autuações realizadas por todos os órgãos que realizam a fiscalização de trânsito no DF: Departamento de Trânsito (Detran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Polícia Militar do DF.

Além disso, nos últimos quatro anos, o quantitativo de infrações registradas apresenta aumento. Confira no gráfico abaixo:

 

Segundo o artigo 162 do código de trânsito brasileiro (CTB), dirigir sem CNH é considerado infração gravíssima, punida com multa, sete pontos na carteira e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

Últimos casos

O motorista bêbado que atropelou cinco crianças na QNP 05, em Ceilândia, em maio deste ano, não era habilitado. Francisco Manoel da Silva, 53 anos, foi detido após atingir as meninas com idades entre 4 e 10 anos e tentar fugir. Ele foi alcançado por um grupo de motoboys e, depois, preso em flagrante pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Ele virou réu na Justiça e permanece preso.

Por pouco Francisco não foi linchado por populares revoltados. Segundo a PMDF, houve tentativa de agressão, mas a corporação chegou a tempo de evitar. Assista abaixo:

Veja imagens do local após o acidente:

0

Motoboy atropelado

Em junho, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu um homem de 35 anos suspeito de atropelar e matar o motoboy Alessandro Pereira Silva, 27 anos, em Sobradinho II. Segundo informações de testemunhas, o autor dirigia uma caminhonete em alta velocidade e acabou atingindo a vítima em frente ao restaurante comunitário da região. O motorista fugiu do local sem prestar socorro.

Alessandro chegou a ser encaminhado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Regional de Sobradinho (HRS) inconsciente, com traumatismo cranioencefálico, sinal de fratura no membro superior direito e de hemorragia interna, mas não resistiu aos ferimentos.

O homem teria pegado a caminhonete, sem consentimento da proprietária, e a escondido na casa de um amigo após o atropelamento.

0

Motorista bate em quatro carros

No início de agosto, câmeras de segurança flagraram o momento em que um motorista bêbado e sem CNH bateu em alta velocidade contra quatro automóveis estacionados na Avenida Hélio Prates, em Taguatinga.

Veja as imagens:

0

Confira o vídeo:

Logo após a colisão, o motorista tentou fugir do local, mas foi detido por testemunhas.

Compartilhar notícia