metropoles.com

STF forma maioria para manter prisões de Torres e ex-comandante da PMDF

Logo após Alexandre Moraes proferir voto pelas prisões por omissão em atos de vandalismo no DF, os ministros votaram com o relator

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
PF Anderson Torres
1 de 1 PF Anderson Torres - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria pela manutenção dos mandados de prisão contra o ex-ministro da Justiça Anderson Torres (foto em destaque) e o ex-comandante da Polícia Militar do DF (PMDF) Fábio Augusto Vieira.

O referendo da decisão monocrática, proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, começou a ser julgado nesta quarta-feira (11/1). Gilmar Mendes foi o primeiro a acompanhar o relator, Edson Fachin, Cármen Lúcia e Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber o fizeram depois.

A votação ocorre em plenário virtual e vai até as 23h59. O ministro André Mendonça foi o único, até o momento, a divergir do relator. Kássio Nunes Marques ainda não votou.

Torres e Vieira tiveram a prisão decretada, de acordo com Moraes, por “omissão dolosa”. O ministro argumentou, nos mandados de prisão, que “absolutamente todos serão responsabilizados civil, política e criminalmente pelos atos atentatórios à Democracia, ao Estado de Direito e às Instituições, inclusive pela dolosa conivência — por ação ou omissão — motivada pela ideologia, dinheiro, fraqueza, covardia, ignorância, má-fé ou mau-caratismo”, disse.

Para ele, estão presentes os requisitos legais necessários para decretação da prisão preventiva e busca e apreensão, por pedido da Polícia Federal, frente a “necessidade para aplicação da lei penal, para a investigação ou a instrução criminal e, nos casos expressamente previstos, para evitar a prática de infrações penais – e sua “adequação” – adequação da medida à gravidade do crime, circunstâncias do fato e condições pessoais do indiciado ou do acusado”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?