metropoles.com

Equipe de Ibaneis faz maratona de reuniões para levantar dados do GDF

Integrantes do gabinete de transição participam de encontros durante todo o fim de semana. Ibaneis volta a Brasília na segunda-feira (5/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Ibaneis e Paco
1 de 1 Ibaneis e Paco - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A oito semanas de assumir a faixa de governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) mantém a equipe de transição ocupada. No feriado de Finados, na sexta-feira (2/11), integrantes do gabinete que faz a mudança de governo, formado por 15 pessoas, se reuniram no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB) para trabalhar na composição da estrutura administrativa.

O grupo ainda se encontrará durante todo o fim de semana. Neste sábado (3), a reunião começa pela manhã. A equipe é formada pelo futuro secretário de Fazenda escolhido por Ibaneis, André Clemente; pelo vice-governador eleito e coordenador da transição, Paco Britto (Avante); por Paulo Pestana, coordenador de comunicação; Pedro Cardoso, da área de compliance; e Marcelo Galvão, do jurídico; entre outros.

Além deles, na segunda-feira (5), quando Ibaneis chega de viagem a São Paulo, começa a análise de como funcionarão os 18 núcleos temáticos criados para a transição. Cada um terá cinco pessoas, sendo três técnicos e dois indicados por partidos aliados. Os demais postos serão ocupados por colaboradores voluntários.

Na terça-feira (6), o advogado se encontra com os membros do chamado “conselhão”, formado por pessoas que ele confia, as quais contribuirão na sugestão de projetos e na criação de planos para resolver problemas.

No momento, a maior preocupação dos integrantes da transição e de quem aconselha o governador eleito são questões gerais, como contratos a vencer nos próximos 180 dias, formação da equipe e licitações em andamento. Nos próximos dias, começam a discutir assuntos mais específicos. Até 20 de dezembro, a equipe de Ibaneis quer estar com problemas e soluções em mãos.

Formato
Como o Metrópoles antecipou, a estrutura do governo de transição está desenhada. A equipe do governador eleito prevê uma organização em três níveis: gabinete de transição, áreas estratégicas e áreas-fins. O primeiro grupo é o mais importante e comandará todo o restante. Ele deve contar com coordenações técnica, política, institucional e de compliance, entre outras subdivisões. A previsão é que 10 pessoas integrem a cúpula.

No nível estratégico, estarão temas como articulação institucional e planejamento. O núcleo técnico é formado pelas áreas-fins, a exemplo de saúde, educação, desenvolvimento econômico e meio ambiente. Por enquanto, os nomes certos são: a advogada Denise Fonseca, que atuará na área das estatais; Renato Grillo Ely, do setor mobilidade e transportes; e André Clemente.

Ibaneis anunciou, durante a semana, outros dois futuros secretários de Estado. A nora do ex-vice-governador Tadeu Filippelli (MDB) e presidente do MDB Mulher, a publicitária Éricka Filippelli, será a titular da Secretaria da Mulher na futura gestão. O vice-presidente do Clube de Engenharia de Brasília, Izídio Santos Júnior, ocupará a principal cadeira da Secretaria de Obras.

Ibaneis e Doria
Em São Paulo desde quarta-feira (31/10), para um check-up médico, Ibaneis Rocha se reuniu com o governador eleito João Doria (PSDB). Os dois debateram, durante almoço na sexta (2), alternativas viáveis para desburocratizar as máquinas estatais das duas unidades da Federação.

“Além da pauta familiar e a de desenvolvimento econômico, conversamos sobre um tema que o Brasil quer, com uma política bem feita, voltada para as pessoas que mais precisam, tirando a burocracia, facilitando a vida do empresariado para gerar emprego e renda”, disse Ibaneis ao Metrópoles, logo após o encontro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?