metropoles.com

Eleições 2018: após dois mandatos, Cristovam é derrotado para o Senado

As duas vagas destinadas ao DF na Casa ficaram com Leila do Vôlei (PSB) e Izalci Lucas (PSDB), que farão companhia a Reguffe (sem partido)

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Desde 2002, Cristovam Buarque (PPS) não sabia o que era ficar sem mandato eletivo. Um dos políticos mais tradicionais e conhecidos do Distrito Federal foi derrotado nas urnas, neste domingo (7/10), e não conseguiu se reeleger para o Senado Federal. As duas vagas destinadas ao DF na Casa ficaram com Leila do Vôlei (PSB) e Izalci Lucas (PSDB). Eles farão companhia a José Antônio Reguffe (sem partido), que cumprirá mandato até 31 de dezembro de 2021.

Em entrevista ao Metrópoles no dia 18 de setembro, o ex-governador disse que não tinha medo de ser derrotado na campanha e declarou que, caso não saísse vitorioso nas urnas, poderia morar na China por dois anos ou dar aula na Inglaterra.

Trajetória
O ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) governou o Distrito Federal, de 1995 a 1998, e perdeu as eleições seguintes para o ex-governador Joaquim Roriz, morto em 27 de setembro. Em 2002, foi eleito ao Senado Federal, mas afastou-se temporariamente do mandato para comandar o Ministério da Educação no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No ministério, Cristovam foi demitido pelo petista por telefone e acabou deixando a base de apoio da gestão lulista. Em 2006, disputou a Presidência da República pelo PDT e recebeu mais de 2,5 milhões de votos, conquistando apenas 2,64% do eleitorado brasileiro.

Em 2010, concorreu à reeleição na chapa que o levou à vitória ao lado de Rodrigo Rollemberg (PSB) no Senado e Agnelo Queiroz (PT) no GDF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?