metropoles.com

Da OAB ao GDF. Ibaneis aposta em bacharéis em direito para nova gestão

Dos 20 nomes escolhidos até agora pelo ex-presidente da OAB-DF, 16 têm formação na área jurídica

atualizado

Compartilhar notícia

Kacio Pacheco/Metrópoles
goveno-justica
1 de 1 goveno-justica - Foto: Kacio Pacheco/Metrópoles

Os recentes anúncios feitos pelo governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) para o primeiro escalão do Governo do Distrito Federal (GDF), a partir de 1º de janeiro de 2019, mostram que mais da metade do futuro secretariado tem origem na carreira jurídica – área de formação do emedebista. Dos 20 nomes confirmados até agora, pelo menos 16 terminaram o curso de direito.

Ibaneis foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) e tem fortes ligações com a classe. Outra característica do grupo formado por ele é a relação com o governo federal, uma vez que pelo menos três nomes confirmados deixarão a Esplanada dos Ministérios para ocupar postos no Palácio do Buriti.

O advogado busca nomear secretários com experiência nas áreas de atuação das pastas que irão comandar e que tragam no passaporte o carimbo da força de indicações políticas. Com um grande número de partidos e entidades civis para contemplar – 22 legendas o apoiaram na eleição –, o próximo governador demonstra estar disposto a atender os pedidos de aliados, contanto que os indicados tenham o perfil técnico necessário.

José Sarney Filho (PV), que ocupará a Secretaria do Meio Ambiente, é deputado federal e foi ministro da área nos governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB). O próximo chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, é secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ligado ao ministro Blairo Maggi (PP), ex-governador do Mato Grosso. Da mesma forma, Gustavo Rocha, que ocupará a pasta da Justiça, é ministro dos Direitos Humanos e subchefe da Casa Civil da Presidência da República.

Mesmo sem ocupar formalmente cargos na Esplanada, o futuro presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Wandermilson Garcêz Azevedo, foi secretário extraordinário da Representação do Governo do Amapá em Brasília. Ele é filho de Wanderley Ferreira de Azevedo, um dos principais assessores do ex-presidente José Sarney (MDB).

Experiência
Embora tenha um perfil técnico, o novo secretário da Fazenda, André Clemente, carrega na bagagem experiências políticas. Formado em direito pela Universidade Católica de Brasília, já integrou governos de José Roberto Arruda (PR), Paulo Octávio (PP) e Rogério Rosso (PSD). Ele trabalhou também com o deputado federal e senador eleito Izalci Lucas (PSDB).

Escolhido para comandar a Segurança, o delegado da Polícia Federal Anderson Gustavo Torres ocupava o cargo de chefe de gabinete do deputado federal Fernando Francischini (PSL-PR), aliado do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Anderson foi papiloscopista da Polícia Civil do DF e diretor parlamentar da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).

A presidente regional do MDB Mulher, Éricka Filippelli, chefiará a Secretaria da Mulher. Com formação em publicidade, ela chega ao novo governo com as bênçãos do sogro, Tadeu Filippelli (MDB) – presidente regional da legenda de Ibaneis. Nas últimas eleições, Éricka concorreu a uma vaga de distrital, mas acabou não sendo eleita, com 4.285 votos.

0

Equipe a definir
Embora já tenha definido 20 nomes do primeiro escalão, Ibaneis ainda tem muitos cargos de chefia a preencher. Na atual estrutura, há 21 secretarias, cinco órgãos especializados e 31 regiões administrativas (RAs). A quantidade de pastas pode crescer, uma vez que o emedebista manifestou desejo de criar novos órgãos, embora com quadros de funcionários mais enxutos. Além disso, é prerrogativa do chefe do Executivo local a nomeação do comando das 27 instituições da administração indireta, entre fundações, autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?