metropoles.com

PMDF nomeia Edvã de Oliveira Sousa como subcomandante da corporação

Publicação está no DODF desta quarta-feira (27/4). Exonerado do cargo, Hércules Freitas é alvo de inquéritos que apuram caronas com viaturas

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/PMDF
Subcomandante PMDF Edvã
1 de 1 Subcomandante PMDF Edvã - Foto: Divulgação/PMDF

Um dia após exonerar o coronel Hércules Freitas do cargo de subcomandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a corporação nomeou, nesta quarta-feira (27/4), o coronel Edvã de Oliveira Sousa (foto em destaque) para assumir o cargo.

A nomeação aparece publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta manhã.

Veja a íntegra:

Nomeação capitão Edvã PMDF

O coronel Hércules Freitas foi exonerado do cargo na terça-feira (26/4). Segundo a publicação feita no DODF e assinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), a decisão foi tomada “em cumprimento à ordem judicial exarada pela Auditoria Militar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios”. O processo corre sob sigilo.

Comando da PMDF afasta major que ordenou carona para amigo pelo 190

O oficial é alvo de inquéritos que apuram carona com viaturas da corporação e exonerações no Departamento de Controle e Correição. Denúncias foram feitas ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

A informação levada aos promotores é que, durante as investigações internas sobre o pedido de carona feito por meio do 190, o major Fábio Borges, oficial que teria solicitado a viatura, advertiu integrantes da corregedoria, dizendo que eles seriam exonerados. A ameaça, de acordo com a denúncia, foi concretizada pelo então subcomandante da corporação.

Nas últimas semanas, a Justiça notificou o Governo do DF e o comando da PM sobre as investigações e solicitou esclarecimentos em relação a quais medidas seriam tomadas.

DODF
DODF

Memória

Em fevereiro deste ano, o coronel Alessandro Marco Alencar Alves foi exonerado da chefia do Departamento de Controle e Correição, do Comando-Geral da PMDF.

Veja a exoneração:

DODF
DODF

Não é a primeira mudança nos quadros da corregedoria após o fato polêmico. Em 19 de janeiro deste ano, o coronel Marcus Paulo Koboldt, que estava à frente das investigações, foi retirado do cargo de corregedor adjunto. Ele assumiu a Subchefia de Operações do Departamento de Operações (DOP) da corporação.

Quer receber notícias do DF direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesdf.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?