metropoles.com

Major da PMDF liga no 190 e ordena “carona em viatura” para amigo

Caso ocorreu na quarta (22/12) após uma festa em casa do Park Way. Oficial da PM ordenou que militares deixassem funcionário em Ceilândia

atualizado

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Homem com farda da Polícia Militar de costas e carros no trânsito ao fundo

Um oficial da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) ligou para o 190 e ordenou que os militares que atenderam a ocorrência levassem um de seus funcionários de volta para residência dele, em Ceilândia.

Segundo informações da corporação, o major Fábio Borges, responsável pela ligação para o 190, estaria “visivelmente embriagado” quando ordenou o traslado na quarta-feira da semana passada (22/12) em uma residência do Park Way.

Questionado a respeito da ordem, aparentemente ilegal, o major teria afirmado que a determinação havia partido do subcomandante-geral da PMDF, Hércules Freitas. “[Os policiais] Podiam falar com quem quisessem, pois era uma ordem do subcomandante-geral”, relata o registro de atividade policial.

Durante a abordagem, o Centro de Operações da Polícia Militar confirmou que a ligação havia sido feita de fato pelo subcomandante-geral. Diante do desdobramento, os militares foram orientados a realizar os procedimentos que achassem cabíveis.

O Metrópoles acionou a PMDF e a corporação respondeu, por meio de nota, que irá instaurar o devido processo legal para apurar os fatos. Confira na íntegra:

“A Polícia Militar tomou conhecimento do ocorrido e informa que, por determinação do Comandante-Geral, será instaurado o devido processo legal, para apuração das circunstâncias em que teriam ocorrido os fatos. Preliminarmente, já foi apurado que o Subcomandante-Geral não realizou qualquer ligação para o Centro de Operações da Polícia Militar – COPOM na data informada. O Major será afastado das funções no gabinete do Subcmt para garantir a isenção e lisura da apuração”.






Quais assuntos você deseja receber?