Projeto no DF quer garantir desconto de 50% em restaurantes para quem fez bariátrica

Medida sugere desconto para restaurantes que servem refeições a rodízio, bufê livre ou similares. Veja como projeto funcionaria na prática

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Renato Raphael/Sedes
Restaurante comunitário DF - Metrópoles
1 de 1 Restaurante comunitário DF - Metrópoles - Foto: Renato Raphael/Sedes

Um projeto de lei tramitando na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) quer garantir desconto de 50% em restaurantes para pacientes que foram submetidos a cirurgia bariátrica. O texto é de autoria do deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL). Caso aprovada, a lei passa a valer em restaurantes que servem refeições a rodízio, bufê livre ou similares.

A proposta deixa claro que o desconto não será aplicado quando o estabelecimento disponibilizar aos consumidores cobrança por pesagem ou refeições à la carte, pratos individuais, porções ou similares.

Também há previsão de que o desconto seja barrado quando ficar comprovado que “a quantidade de alimentos consumida for incompatível com as restrições alimentares decorrentes da cirurgia bariátrica”, segundo o texto.

Para fazer valer o benefício de 50%, o consumidor deverá apresentar a carteira de identificação do paciente bariátrico e documento oficial com foto. Autor da proposta, o deputado Joaquim Roriz Neto avalia que a obesidade “necessita de um olhar atento do Estado”.

“O projeto de lei que apresentei tem como objetivo tornar mais justo o acesso dos pacientes bariátricos aos restaurantes. Assim como as crianças pagam um preço menor, as pessoas submetidas a redução de estômago também devem pagar um valor diferenciado. Nesse caso, 50% do preço dos demais clientes. Muitas vezes, bariátricos deixam de participar de comemorações em restaurantes, pois sabem que vão pagar por um produto que não consumirão”, explica o distrital.

Ainda não há data para votação do projeto de lei em plenário. Caso seja aprovado, ele precisará da sanção do governador do DF para passar a valer.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?