metropoles.com

Cirurgia bariátrica: saiba quando o procedimento é uma alternativa

Especialista explica como é realizada a técnica que reduz o estômago e para quais casos ela é mais indicada

atualizado

Compartilhar notícia

jarmoluk/pixabay
Imagem colorida de um homem medindo a própria barriga com uma fita métrica - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de um homem medindo a própria barriga com uma fita métrica - Metrópoles - Foto: jarmoluk/pixabay

A cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como redução do estômago, é um procedimento indicado para a perda de peso em pessoas obesas. Segundo o Atlas Mundial da Obesidade de 2022, cerca de 30% dos adultos e 15,7% das crianças e adolescentes do Brasil deverão apresentar algum grau da doença em 2030.

“A cirurgia bariátrica tem a finalidade de emagrecimento combinada à resolução de comorbidades, como a pressão alta, diabetes, refluxo, colesterol alto e outros”, diz o proctologista e cirurgião do aparelho digestivo Rodrigo Barbosa.

De acordo com ele, existem várias técnicas cirúrgicas que são utilizadas para combater a obesidade. Entretanto, as mais comuns são o sleeve e o bypass gástrico. O primeiro retira parte do estômago sem alterar o intestino, sendo recomendado para pacientes que apresentam um quadro menos grave de obesidade.

Já o segundo método reduz parte do órgão através de cortes ou grampos que conectam o intestino ao estômago para proporcionar menos fome e maior saciedade. No Brasil, o método de bypass é realizado em 70% das cirurgias, sendo o mais praticado no Sistema Único de Saúde (SUS).

A cirurgia bariátrica é uma alternativa considerada eficiente, sobretudo, para aquelas pessoas que tentaram por diversas vezes emagrecer por meio de exercícios físicos e dieta equilibrada, mas não conseguiram alcançar o objetivo.

No entanto, para realizá-la, é preciso estar dentro de alguns requisitos. “A cirurgia é indicada quando paciente tem obesidade grau 1 associada a diabetes; obesidade grau 2 com comorbidades, e para todos aqueles com obesidade grau 3, com IMC maior que 40”, explica o médico.

Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?