metropoles.com

“Pensei que era equipamento de som”, diz gerente sobre bombas em posto

Os artefatos foram encontrados na tarde de quinta-feira (12/10), em um posto de combustível, e detonados pelo esquadrão antibombas da PMDF

atualizado

Compartilhar notícia

Imagem cedida ao Metrópoles
Imagem colorida mostra artefato explosivo no chão
1 de 1 Imagem colorida mostra artefato explosivo no chão - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

A bomba abandonada em um posto de combustível do Colorado, na região de Sobradinho, assustou comerciantes e funcionários que trabalhavam no local nessa quinta-feira (12/10). Por conta da operação do esquadrão antibombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope), o comércio precisou ser fechado e a aérea, isolada até os artefatos serem detonados.

Nesta sexta-feira (13/10) a reportagem do Metrópoles foi até o posto para conversar com os funcionários sobre o ocorrido. De acordo com o gerente do estabelecimento, que preferiu não ter o nome divulgado, por voltas das 6h os artefatos já estavam no local.

“A gente não suspeitou em um primeiro momento que fossem bombas. Eu, por exemplo, imaginei que eram peças de algum equipamento de som ou eletrônico que haviam descartado no estacionamento. Era só uma carcaça”, relata.

O homem disse que os objetos passaram a manhã e a tarde no local, sem que ninguém mexesse neles. “A gente viu e deixou quieto. Mas, umas 14h, quando o caminhoneiro veio abastecer o posto, ele viu um dos artefatos, achou suspeito e acionou a polícia”, conta.

Segundo o gerente, a proporção que a situação tomou fez com que os funcionários se preocupassem. “Começaram a isolar a aérea e pediram que todas as lojas fossem fechadas. Felizmente, era um dia de pouco movimento, o estacionamento estava vazio também. Se estivesse cheio, algum carro até poderia ter passado por cima”, comenta.

Já o funcionário de uma lanchonete do comércio comentou também ter visto os dois objetos, mas imaginou que fossem fogos de artifício.

“Eram tubos vazios, aparentemente só a carcaça, com fios cortados. Tem muitas festas que acontecem aqui em volta, imaginei que poderiam ser pessoas que estavam indo embora e jogaram aqui de pirraça mesmo”, relatou o funcionário.

0

Uma câmera de segurança flagrou o momento em que um grupo abandona uma das bombas no estacionamento do posto.

Veja as imagens dos suspeitos:

 

O vídeo mostra ao menos cinco pessoas em dois carros, um vermelho e o outro preto. Parte do grupo vai até o porta-malas do veículo vermelho e retira os objetos de lá. Um deles segue até o outro automóvel e abre a porta de trás. Eles correm de um lado para outro com os artefatos e abandonam um deles no chão.

Em seguida, os dois veículos deixam o local. O outro objeto foi deixado pelo grupo a alguns metros de lá, mais perto da saída do posto.

 

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) confirmou que os dois objetos suspeitos eram explosivos.

Metrópoles apurou que se tratavam de dois objetos com características de “bombas de tubo”, um modelo improvisado. Entre as 18h e as 18h50 dessa quinta-feira (12/10), o esquadrão antibombas detonou os itens. A área foi liberada por volta das 19h.

“Foi confirmado que se tratavam de dois artefatos com acionamento elétrico pronto e potencial explosivo”, comunicou a PMDF. “Os policiais militares realizaram um buraco afastado do posto, onde foram colocados os artefatos, sendo neutralizados com segurança e liberados para perícia.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?