Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Pedreiro aguarda há um ano para retirar tumor gigante do pescoço no DF

Segundo Walisson de Araújo Oliveira, 26 anos, o caroço apareceu em 2019 e está aumentando com o tempo

24/02/2022 12:06
Imagens cedidas ao Metrópoles
Homem espera cirurgia para retirar tumor

O pedreiro Walisson de Araújo Oliveira, 26 anos, aguarda há quase um ano para retirar um tumor do pescoço. O morador de Samambaia realizou todos os exames para a cirurgia, mas ainda está na fila do procedimento no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), desde abril de 2021.

Segundo Walisson, o caroço apareceu em 2019 e está aumentando com o tempo. Hoje, o jovem teme perder o emprego, pois não consegue mais realizar as atividades braçais. “Estou esperando e o caroço só aumentando. Sinto encostando na minha garganta e tenho muitas dificuldades para respirar. Tenho passado muito mal. Sinto ânsias de vômito, desconforto e fraqueza”, explica.

Veja imagens: 

Pedreiro aguarda há um ano para retirar tumor gigante do pescoço no DF - destaque galeria
3 imagens
Caroço foi diagnosticado como tumor benigno
Homem está na fila da cirurgia
Walisson teme perder o emprego
1 de 3

Walisson teme perder o emprego

Imagens cedidas ao Metrópoles
Caroço foi diagnosticado como tumor benigno
2 de 3

Caroço foi diagnosticado como tumor benigno

Imagens cedidas ao Metrópoles
Homem está na fila da cirurgia
3 de 3

Homem está na fila da cirurgia

Imagens cedidas ao Metrópoles

Walisson revelou ao Metrópoles que foi diagnosticado com câncer benigno e, por isso, acredita que a cirurgia está demorando. “Me pedem para aguardar o tratamento no Hospital de Base. Estou sofrendo negligência médica. Tenho todos os exames, mas não consigo resolver o problema porque não consigo atendimento nem cirurgia”, lamenta.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Na quinta-feira (17/2), Walisson passou mal e precisou ir à emergência do Hospital de Taguatinga (HRT). Na unidade, os médicos informaram ao paciente que ele seria atendido pela cirurgia geral, mas não havia previsão. O homem voltou para casa sem atendimento.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

O que diz a Saúde

O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Saúde (SES-DF) para saber o que justificaria tamanha demora no atendimento de Walisson. Segundo a pasta, o paciente estava com consulta na especialidade cirurgia e pescoço agendada para o dia 28 de abril do ano passado, no Hospital de Base. “O Sistema de Regulação da Pasta não tem acesso à confirmação desta consulta, e, após isso, não houve outra solicitação”, disse.

A reportagem também acionou o Iges-DF, responsável pela administração do Base, mas até a última atualização deste texto não o instituto não havia emitido parecer. A matéria será atualizada assim que houver posicionamento.