Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Delegado-geral parabeniza policiais civis do DF por atuação contra vândalos

Em nota divulgada nesta 3ª feira, Robson Cândido afirma que PCDF agiu segundo determinação do Executivo local para restabelecimento da ordem

10/01/2023 14:50, atualizado 10/01/2023 14:57
Compartilhar notícia
André Borges/Metrópoles
Robson Cândido, diretor-geral da PCDF

O delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Robson Cândido, divulgou, nesta terça-feira (10/1), nota sobre o trabalho da corporação após os atos de vandalismo registrados no último domingo (8/1), em Brasília.

O delegado elogiou a atuação das equipes e afirmou que a PCDF agiu segundo determinação do então governador Ibaneis Rocha (MDB) e que escalou todo o efetivo para ajudar no restabelecimento da ordem pública.

“Todos devemos lutar pelo nosso sagrado direito de livre escolha e manifestação, mas sempre sem atentar contra nossos bens públicos, nossas instituições e contra as autoridades legitimamente instituídas”, destacou.

Lula critica militares após vandalismo no DF: “Nenhum general se moveu”

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Leia a nota completa:

“Como integrante do sistema de justiça criminal, cabe-me respeitar, observar e proteger o Estado Democrático de Direito, que traduz absoluto respeito aos direitos e liberdades fundamentais. Todos devemos lutar pelo nosso sagrado direito de livre escolha e manifestação, mas sempre sem atentar contra nossos bens públicos, nossas instituições e contra as autoridades legitimamente instituídas.

Fiel a minha posição de defesa dos verdadeiros valores da democracia, adotamos, seguindo as instruções do nosso governador, todas as ações necessárias para que, nos limites constitucionais e legais das atribuições da polícia civil, a ordem fosse recuperada e reestabelecida. Escalamos todo o efetivo da PCDF, que prontamente e com a excelência de
sempre, realizou todos os atos de Polícia Judiciária: diligências investigatórias, interrogatórios, perícias e lavratura de inúmeros autos de prisão em flagrante.

Não poderia deixar de fazer menção elogiosa e destacar o excepcional trabalho desempenhado por nossos delegados(as) agentes, escrivães, peritos(as) médicos(as) legistas, papiloscopistas e agentes policiais de custódia que, além de extremamente qualificados, figuram entre os melhores do Brasil, incansavelmente doaram o seu melhor e
demonstraram que, independe de qualquer opção ideológica, atuam com inafastável profissionalismo, dentro da legalidade e estrito cumprimento dos ditames constitucionais. 

Gostaria de externar meu orgulho em pertencer a este time e agradecer a todas e todos pela grandeza de suas ações. A imagem, o nome e a história da PCDF são resultado do trabalho de todos e todas ao longo dos anos de enfrentamento dos grandes desafios. O trabalho que todos e todas vocês fizeram para Brasília e para o Brasil ficará registrado na memória da instituição, dos cidadãos e das autoridades. Vocês sempre serão lembrados. Parabéns.”