metropoles.com

Líderes dos 3 Poderes sobre invasões: “Atos terroristas” e “golpistas”

Nota assinada por representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário chama responsáveis por vandalismo na Esplanada de “criminosos”

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/PR
Um dia depois dos atos terroristas no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal, o presidente Lula se reuniu com a ministra Rosa Weber, presidente do STF; senador Vital do Rêgo, presidente em exercício do Senado, e o deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. Os poderes da República estão unidos para que as providências institucionais sejam tomadas.
1 de 1 Um dia depois dos atos terroristas no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal, o presidente Lula se reuniu com a ministra Rosa Weber, presidente do STF; senador Vital do Rêgo, presidente em exercício do Senado, e o deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. Os poderes da República estão unidos para que as providências institucionais sejam tomadas. - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os líderes dos Três Poderes da República publicaram, após encontro na manhã desta segunda-feira (9/1), uma nota em conjunto para repudiar os atos de vandalismo e violência presenciados em Brasília nesse domingo (9/1). No texto, eles chamam as invasões criminosas de “atos terroristas”, condenam as ações e conclamam a sociedade “em defesa da paz e da democracia”.

O comunicado é assinado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente do país; Rosa Weber, ministra-chefe do Supremo Tribunal Federal (STF); Arthur Lira (PP), líder da Câmara dos Deputados; e Veneziano Vital do Rêgo (MDB), presidente em exercício do Senado, com a ausência de Rodrigo Pacheco, que está de férias.

A nota, publicada na conta oficial de Lula no Twitter, reforça que os Três Poderes, com base na “Carta Constitucional de 1988”, rejeitam “os atos terroristas, de vandalismo, criminosos e golpistas que aconteceram na tarde de ontem em Brasília”.

Leia na íntegra:

Vídeo: veja como ficou o interior do STF após invasão de extremistas

Veja fotos da invasão de extremistas ao Congresso Nacional

Exclusivo: veja vídeos da destruição das salas e obras no Palácio do Planalto

O movimento começou como forma de questionar o resultado legítimo das eleições de 2022 e evoluiu para casos de vandalismo e depredação na área central de Brasília.

Investigações apontaram que grupos acampados em frente ao QG do Exército tiveram relação com atos terroristas do dia 12 de dezembro e com uma tentativa de atentado perto do Aeroporto de Brasília, também no mês passado.

Veja imagens das invasões:

Congresso Nacional:

0

Palácio do Planalto:

0

Supremo Tribunal Federal (STF):

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?