Bomba próximo ao Aeroporto de Brasília mobiliza a segurança pública
Segundo informações preliminares, a bomba estava em via pública. Uma das pista próximas ao aeroporto precisou ser interditada
atualizado
Compartilhar notícia

Uma bomba em um caminhão-tanque mobilizou equipes da Polícia Militar do DF (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), com apoio da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil (PCDF), em área situada próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília, na manhã deste sábado (24/12). O caso ocorreu um dia depois de a PMDF atender ocorrência de suspeita de artefato explosivo na Asa Sul (leia abaixo).
O esquadrão antibomba da PMDF desativou a bomba por volta das 13h20. A PCDF investiga o caso.
Segundo informações preliminares, o dispositivo foi localizado em via pública, perto de uma concessionária de veículos. Por causa da operação, uma das pistas precisou ser interditada.
O artefato encontrado pela polícia tem um acionador envolvido por fios, que, quando ligado, pode causar explosão.
Veja imagens do local:

Bomba foi encontrada em via pública Imagem cedida ao Metrópoles

Bomba tem dispositivo acionador Imagem cedida ao Metrópoles

Artefato tem relógio capaz de acionar a explosão Vinícius Schmidt/Metrópoles

Polícia atuou para desarmar explosivo achado próximo do aeroporto Vinícius Schmidt/Metrópoles

Desativação do explosivo mobiliza bombeiros e policiais militares Vinícius Schmidt/Metrópoles

Equipe do Esquadrão de Bombas Vinícius Schmidt/Metrópoles

Artefato explosivo foi encontrado no aeroporto de Brasília Vinícius Schmidt/Metrópoles

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Se necessário, um robô dotado de sistema de câmeras poderia ser utilizado para desativar os artefatos explosivos Vinícius Schmidt/Metrópoles

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Imagem cedida ao Metrópoles

Por causa da operação, uma das faixas de via perto do terminal aéreo teve de ser interditada Imagem cedida ao Metrópoles

Equipes de segurança do DF acompanham a ocorrência Imagem cedida ao Metrópoles

Artefato explosivo estava em área próxima ao Aeroporto de Brasília Vinícius Schmidt/Metrópoles

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Acionada por volta das 8h deste sábado (24/12), a corporação militar iniciou a Operação Petardo — para atendimento de ocorrências relacionadas a bombas. Uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) atuou para “realização dos trabalhos técnicos e especializados necessários ao caso”.
“No local, realizou-se a desativação do artefato explosivo. O material apreendido foi entregue de forma segura à perícia da PCDF”, informou a Polícia Militar.
Suspeita de bomba na Asa Sul
Um homem acabou detido, nessa sexta-feira (23/12), suspeito de deixar suposto explosivo dentro de um ônibus, no Distrito Federal. O veículo parou na 216 Sul, quando a Polícia Militar do DF (PMDF) foi acionada e deflagrou a Operação Petardo. O coletivo fazia o trajeto do Gama–Plano Piloto.
De acordo com o terceiro sargento da PMDF Fábio Evangelista, uma passageira do coletivo denunciou ao motorista que um homem estava com uma bomba em uma bolsa. O ônibus foi parado, e a corporação, acionada, por volta das 14h30.
“Foi denúncia de uma passageira. Ela estava sentada do lado do homem e me informou que o passageiro está a assistindo vídeos de terrorismo. Segundo ela, ele estava com duas caixa, com umas coisas dentro. Aí ela veio até mim, me informou e eu falei para ela, liga pra polícia, né? Ela acionou, e a polícia interceptou o ônibus. Eles chegaram em sete minutos. A polícia mandou os outros passageiros desembarcarem, eles obedeceram e seguiram o caminho deles”, conta o motorista do coletivo, que pediu anonimato.
O suspeito queria deixar o veículo com a bolsa em mãos. Entretanto, os passageiros pediram para que ele deixasse o objeto dentro do ônibus.
Policiais do esquadrão antibomba começaram os procedimentos de desarme da possível bomba às 16h. Por volta das 16h50, a polícia confirmou que não havia artefato algum dentro da bolsa. O homem detido foi solto, e o trânsito, liberado.