metropoles.com

Paulo Maluf passa mal na Papuda e é transferido para hospital

Aos 86 anos, ele cumpre, desde o dia 22 de dezembro, pena em regime fechado no complexo penitenciário brasiliense

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Maluf sai do IML
1 de 1 Maluf sai do IML - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) passou mal no presídio da Papuda e foi transferido na madrugada desta quarta-feira (28/3) para o Home, hospital particular na Asa Sul. Aos 86 anos, ele cumpre, desde o dia 22 de dezembro, pena em regime fechado no complexo penitenciário brasiliense.

De acordo com informações obtidas pelo Metrópoles, o político sentiu fortes dores no nervo ciático e está acompanhado por escolta policial de uma equipe da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe). Em nota, a pasta informou que o deputado foi levado ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e fará exames nesta quarta para diagnóstico.

O advogado do político, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, informou à reportagem que o parlamentar teve uma complicação séria e foi internado às pressas. De acordo com ele, o deputado terá de ficar sob observação por pelo menos três dias. “Como é do conhecimento de todos, o quadro de saúde do Dr. Paulo é grave, com constante e diário comprometimento, inclusive com permanente risco de óbito”, disse, sem entrar em detalhes sobre o quadro médico de seu cliente.

Reprodução

Lavagem de dinheiro
Sentenciado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão por lavagem de dinheiro, Maluf teve a execução imediata do cumprimento da pena determinada pelo ministro Edson Fachin em 19 de dezembro. No acórdão condenatório, a Corte Suprema do país determinou que a condenação fosse cumprida no Distrito Federal.

O estado de saúde de Maluf, assim como a sua idade avançada, tem sido usado pela equipe de defesa do parlamentar como argumento para a concessão de prisão domiciliar humanitária. Segundo os advogados, o deputado sofre de dificuldades de locomoção, problemas cardíacos e um câncer de próstata e, portanto, corre risco de vida ao cumprir pena em regime fechado.

Arquivo pessoal
Viatura da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) estacionada no hospital em que Maluf está internado, sob escolta policial

 

O juiz Bruno Macacari, entretanto, negou-lhe o benefício. Na avaliação do magistrado, “é incontroverso que o sentenciado padece de doenças graves e permanentes”. Segundo ele, nenhuma das enfermidades, contudo, seria suficiente para a concessão de prisão domiciliar.

Em sua decisão, o juiz rebateu os argumentos apresentados acerca da saúde do deputado. Conforme informou Macacari, Maluf não é o único detento acometido de doença grave no Distrito Federal. O magistrado chegou a citar entrevista concedida pelo deputado federal ao jornalista Roberto Cabrini, do SBT, em outubro do ano passado. Na ocasião, o político afirmou, quando perguntado sobre o segredo de sua juventude: “Eu ando, no mínimo, todo dia, três quilômetros”.

Na Papuda, complexo prisional notório por abrigar presos condenados por crimes de corrupção, Maluf ocupa a cela 10 da Ala B, no Bloco 5 do Centro de Detenção Provisória (CDP), a chamada “Ala de Vulneráveis”. No local, encontram-se detidos políticos, ex-policiais, idosos e sentenciados com ensino superior que podem correr riscos caso confinados com os demais internos.

Veja o histórico do parlamentar: 

0

 

 

Compartilhar notícia