O Passe Livre Estudantil é o campeão de reclamações da população do Distrito Federal à Ouvidoria da Controladoria-Geral no primeiro semestre de 2017. O relatório mostra que o sistema de bilhetagem automática do GDF não agradou nem um pouco os estudantes da capital. O universo total de manifestações foi de 81.601 mil.
O aumento das críticas ao Transporte Urbano do DF (DFTrans) fez com que ele tomasse o posto da Secretaria de Saúde, ex-campeã em queixas e atualmente segunda colocada. Ao longo do ano, o Metrópoles mostrou os problemas com o serviço, desde a longa espera pelos cartões às filas e até mesmo o bloqueio do serviço.
Nos primeiros seis meses de 2017, o DFTrans abocanhou 18% das demandas da Ouvidoria, seguido por Secretaria de Saúde (17%); Agência de Fiscalização do DF (Agefis) (12%); Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) (7%); Departamento de Trânsito (Detran) (6%) e Secretaria de Mobilidade (Semob) (5%).
Das 14.753 manifestações da população sobre o DFTrans, 13.037 foram reclamações e 1.195, solicitações. Elogios atingiram 98 registros e denúncias, 120.Entre os temas que lideram as manifestações dos brasilienses, aparecem ainda a poda de árvores, a manutenção de vias públicas e o atendimento em unidades de saúde pública também estão entre as líderes de manifestações dos brasilienses.
Confira alguns gráficos do relatório

De um total de 81.601 manifestações feitas à Ouvidoria, 57% foram de reclamaçõesReprodução

As solicitações foram feitas, em sua maioria, por telefoneReprodução

O Passe Livre Estudantil é o campeão de reclamações, enquanto a poda de árvores é o serviço mais solicitado. A pertubação do sossego aparece em primeiro no quesito "denúncia"Reprodução

O agendamento de consultas lidera o pedido por informações. Na sessão "elogios", as menções a servidores públicos aparecem em primeiro, assim como a fluidez do trânsito nas vias públicas aparece no topo das sugestões do que pode ser melhorado no DFReprodução

O DFTrans é a instituição mais demandada. No ano passado, o topo era ocupado pela Secretaria de Saúde, agora segunda colocadaReprodução

As manifestações respondidas no prazo saltaram de 48% para 80% em comparação entre o 1º semestre de 2016 e o 1º de 2017Reprodução

Ranking das manifestações do DFTransReprodução

Ranking das manifestações da Secretaria de SaúdeReprodução

Ranking das manifestações da AgefisReprodução

Ranking das manifestações da Novacap Reprodução

Ranking das manifestações do Detran Reprodução
De acordo com a Ouvidoria-Geral, o principal canal de atendimento é o telefone (57%), vindo na sequência a internet (28%) e o presencial (13%). Para melhorar os serviços, a Ouvidoria promoveu oficinas, capacitando 306 servidores no primeiro semestre.
A reportagem procurou o DFTrans e a Secretaria de Saúde, mas até a última atualização desta matéria, não obteve retorno.
Leia o relatório completo
Relatório 1º Semestre-2017 Ouvidoria-Geral do DF by Metropoles on Scribd