ONGs arrecadam doações para famílias atingidas pelas chuvas em GO

Campanha SOS Vão do Moleque, criada por associações do DF e GO, pretende arrecadar donativos para comunidade kalunga de Cavalcante (GO)

atualizado 03/01/2022 16:22

casa alagada em Goiás

Com o objetivo de ajudar famílias kalungas da comunidade Vão do Moleque, localizada em Cavalcante (GO), na Chapada dos Veadeiros, a ONG Rede de Sementes do Cerrado e a Associação Cerrado de Pé iniciaram a campanha SOS Vão do Moleque.

Atingidas pelas fortes chuvas que castigam a região, parte da população local que vive de plantações e coleta de sementes viu sua fonte de renda e alimentação ser levada pela água. O diretor da Cerrado de Pé, Claudomiro de Almeida, explica que com as chuvas intensas, surgiram erosões nas estradas e pontes caíram, deixando as famílias ilhadas.

“Nós estamos analisando a viabilidade de ajudar estas famílias, uma vez que neste momento o acesso está inviável. Mas vamos seguir com a arrecadação e assim que possível levar tudo que for arrecadado para dar o mínimo de apoio às famílias da comunidade”, explica Claudomiro.

Anabele Gomes, vice-presidente da Rede de Sementes do Cerrado, conta que muitas pessoas perderam suas hortas, terrenos, casas e outros bens materiais essenciais para a comunidade rural. “Estamos tentando fazer o que está ao nosso alcance para minimizar os danos para essas famílias que já não têm uma vida fácil”, explica.

“Algumas pessoas estão isoladas há dias e não recebem ajuda do governo. A gente espera conseguir ajudar esse povo que é tão próximo de nós”, continua.

Kalungas tiveram terrenos inundados. Assista:

Doações

Os interessados em participar da campanha poderão fazer doações de alimentos não perecíveis, água potável, materiais de limpeza e higiene. Os donativos podem ser entregues no restaurante Encontro à Mineira, na 714/715 da Asa Norte, de segunda a sábado das 11h às 23h.

campanha sos vão do moleque
Campanha pretende arrecadar donativos para famílias atingidas pelas chuvas em GO

As doações via pix podem ser feitas para a Associação Quilombola Kalunga – chave: CNPJ 04 075 938 0001 21.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cavalcante divulgou três telefones de urgência para as comunidades que estejam com necessidade de alimentação, abrigo, vestuário, assistência médica e transporte. Os números são (62) 3494-1074, (62) 9 9984-5944 e (62) 9 9649-1679.

Serviço

Campanha SOS Vão do Moleque

Doações de:
Água;
Roupas;
Materiais de limpeza;
Alimentos não perecíveis.

Ponto de arrecadação em Brasília: Encontro à Mineira (SCRN 714/715, Bloco F, 50).

Mais lidas
Últimas notícias