Goiânia – Vídeos feitos por moradores mostram uma situação caótica em comunidades quilombolas na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, após uma enchente que atingiu a localidade. Os povoados estão isolados, mais de mil pessoas ficaram ilhadas, após vários dias de chuva.
Um dos vídeos mostra a situação da cachoeira Barroco, em Cavalcante. O rio transbordou e passou do nível da passarela de madeira que leva até a beira do atrativo turístico. Os vídeos ainda mostram um bar que foi alagado após enchente do Rio das Almas.

Povoado Taboca foi atingido pelas chuvasRede Kalunga Comunicações

Morador fez vídeo da destruição da casa deleRede Kalunga Comunicações

Água de rio invadiu bar em CavalcanteRede Kalunga Comunicações

Rodovia GO-118 teve deslizamento após fortes chuvasGoverno de Goiás

Fortes chuvas que atingem Cavalcante (GO), na Chapada dos Veadeiros, isolaram moradoresReprodução

Chove há mais de 20 dias na Chapada dos VeadeirosReprodução

A cidade de Cavalcante decretou calamidade públicaReprodução
Já na comunidade Ribeirão, em Monte Alegre, a água também destruiu residências. Um morador gravou um vídeo dizendo ter perdido a própria casa. “Infelizmente perdi a minha casinha. Mais uma casa indo para o chão”, diz o homem.
Pontes e estradas também foram levadas com a força da água, depois de rios transbordarem durante a enchente na Chapada dos Veadeiros.
Veja os vídeos:
As prefeituras de Cavalcante e Monte Alegre decretaram estado de calamidade pública. As imagens foram cedidas pela Rede Kalunga Comunicações, veículo de informação e comunicação oficial da Chapada dos Veadeiros.
Asfalto cedeu
Além das duas cidades, o município de Teresina de Goiás registrou destruição depois das chuvas. A Rodovia GO-118 que dá acesso à cidade está parcialmente interditada depois que uma parte do asfalto cedeu e abriu uma cratera.
Outra gravação mostra que o rio passou do limite da ponte de corda que leva até o Poço Encantado, um ponto turístico de Teresina. Fotos nas redes sociais também revelam a destruição de estradas de terra na beira de abismos, como na estrada da Serra do Vão.
Ajuda
O governador Ronaldo Caiado esteve na região nessa segunda-feira (27/12). Ele anunciou o envio de embarcações do Corpo de Bombeiros para áreas remotas de Monte Alegre e Cavalcante, que levarão produtos de higiene e cestas básicas.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cavalcante divulgou três telefones de urgência para as comunidades que estejam com necessidade de alimentação, abrigo, vestuário, assistência médica e transporte. Os números são (62) 3494-1074, (62) 9 9984-5944 e (62) 9 9649-1679.
Prefeito de Cavalcante, Vilmar Sousa Costa, o Vilmar Calunga, disse ao Metrópoles que os moradores precisam de ajuda do governo federal. Pelo menos seis pontes foram destruídas. “A situação não está bonita. Está mais fácil descrever o que não foi estragado pela chuva. Já são 20 dias de chuva e continua chovendo.”