metropoles.com

Olho vivo. TCDF terá acesso a licitações e folha de pagamento do GDF

Corte de Contas e Executivo local firmaram parceria, nesta segunda-feira (29), para facilitar fiscalização dos recursos do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Renato Araújo/Agência Brasília
Compartilhamento de dados do governo dará mais agilidade a auditorias do TCDF
1 de 1 Compartilhamento de dados do governo dará mais agilidade a auditorias do TCDF - Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) terá acesso aos contratos, licitações e gastos com pessoal do GDF. A medida, tomada para tornar mais rigorosa a fiscalização, foi assinada nesta segunda-feira (29/1), no Palácio do Buriti.

O termo de cooperação técnica de compartilhamento dos dados do GDF abre ao TCDF os dados mais importantes e de maior volume do Executivo local. “Vamos garantir que o tribunal acesse de forma compartilhada os dados do Sistema Integrado de Gestão Governamental (Siggo) e as ações do GDF”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg (PSB).  “A intenção é aumentar a transparência e dar mais agilidade para o tribunal nos ajudar a controlar os procedimentos e garantir boa utilização dos recursos públicos”, complementou.

A folha de pagamento, que soma R$ 27 bilhões anuais — sendo R$ 15 bilhões do DF e o restante do Fundo Constitucional —, já está aberta para análise dos técnicos da Corte. A promessa é de que, até maio, todo o sistema do GDF seja digitalizado. A intenção de Rollemberg é, no período, migrar os dados dos contratos das empresas públicas, como a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

Celeridade
Para a presidente do TCDF, Anilcéia Machado, a parceria vai dar mais clareza às despesas e gastos do governo, além de reduzir a burocracia. “O acordo dá celeridade e confiabilidade às ações do TCDF. Permite uma auditoria permanente dos dados, na folha de pagamento, que possibilita uma garantia maior ao servidor. Vamos acompanhar ainda as licitações, contratos e convênios”, disse.

Abrir os dados do Siggo para entidades e empresas foi uma promessa de campanha de Rollemberg. Até o momento, ele intensificou as informações do Portal da Transparência, criou o Conselho de Transparência, com 100% de composição da sociedade civil. “Estamos aprofundando esse cumprimento da promessa de campanha. Temos previsão de ampliar a transparência. Tudo que pudermos radicalizar para a população acompanhar os gastos públicos, nós faremos”, disse Rollemberg.

 

 

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?