Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

"Office boy da Dilma": as reações de parlamentares após derrota de Messias

Nas redes sociais, deputados e senadores do DF comemoraram a rejeição da indicação de Jorge Messias para integrar o STF

Repórter de Distrito Federal29/04/2026 22:24
Compartilhar notícia
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
“Office boy da Dilma”: as reações de parlamentares após derrota de Messias

Parlamentares de direita do Distrito Federal reagiram à rejeição da indicação de Jorge Messias para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta quarta-feira (29/4).

Veja:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Izalci Lucas (@izalci)

A senadora Damares Alves (Republicanos) ressaltou que a derrota não foi do candidato ao STF, mas “de um governo incapaz na articulação”.

O colega de bancada Izalci Lucas (PL) comemorou a rejeição no Senado e chamou Jorge Messias de “office boy da Dilma”.

“Choro no Planalto”

Do outro lado do Congresso Nacional, parlamentares da Câmara dos Deputados também se manifestaram sobre a votação. Confira:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Bia Kicis (@biakicis)

Alberto Fraga (PL) disse que hoje foi “um dia feliz e memorável” e afirmou que houve “choro no Planalto” com a rejeição de Messias.

Em um vídeo bastante efusivo, Bia Kicis (PL) comemorou bastante o resultado da votação e pontuou que “Lula perdeu a governabilidade”.

Votação histórica

A indicação de Jorge Messias para integrar o STF foi rejeitada por 42 votos contrários e 34 a favor do nome escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O advogado-geral da União (AGU) não conseguiu superar a rejeição da oposição liderada pelo senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e, ao mesmo tempo, a resistência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Foi a primeira indicação ao Supremo a ser rejeitada em 132 anos. O caso mais próximo na história é o de Cândido Barata Ribeiro, principal precedente de uma indicação que não se consolidou no Senado, em 1894.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters