Novacap diz que concluirá reforma das 96 tesourinhas até novembro

As obras custarão R$ 7.337.880 e serão feitas em etapas: quatro entrequadras das Asas Sul e Norte por vez

atualizado 17/01/2020 18:18

Michael Melo/Metrópoles

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) anunciou que a revitalização das 96 tesourinhas das Asas Sul e Norte será concluída até novembro deste ano. As obras custarão R$ 7.337.880 e serão feitas em etapas: quatro entrequadras por vez.

Os acessos do Plano Piloto não são somente um mecanismo viário burocrático de Brasília. Com o tempo, se tornaram um verdadeiro símbolo da cidade. Porém, perto dos 60 anos, as vias precisam de reformas, com risco apontado por um relatório do Tribunal de Contas do DF (TCDF).

Segundo a Novacap, além de dar mais fluidez ao trânsito, as mudanças trarão segurança à população.

Há um conjunto com duas tesourinhas e um túnel de ligação em cada uma das 16 entrequadras que cortam os quase 15 km do Eixão (das duas asas). Todas elas passarão por reforço estrutural, revitalização e pintura.

Nas da Asa Sul, os tijolos de cor laranja serão removidos – como aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) –, dando lugar ao concreto aparente, padrão de todas as tesourinhas.

Trânsito

Durante as obras, os acessos serão fechados, e as vias, sinalizadas. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai apoiar todas as ações com intervenções pontuais no trânsito para garantir a realização do trabalho e dar fluidez às vias de ligação e aos eixos. (Com informações da Novacap).

Últimas notícias