metropoles.com

Trânsito: tesourinhas começam a ser reformadas nesta sexta-feira

Primeiro trecho a receber as máquinas e ter tráfego reduzido é a estrutura da 115/116 Norte

atualizado

Compartilhar notícia

VIMEO/Reprodução
tesourinhas
1 de 1 tesourinhas - Foto: VIMEO/Reprodução

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) inicia na manhã desta sexta-feira (22/11/2019) a reforma do conjunto de tesourinhas das vias 115/116 da Asa Norte. As primeiras estruturas a receber intervenção têm risco apontado em relatório do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Primeiro, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) fechará e sinalizará as vias. Depois, o canteiro de obras começa a ser montado. A previsão é de que os reparos no conjunto de tesourinhas da Asa Sul comecem na próxima semana.

O Detran explica que, durante as obras, o trânsito na via de ligação das quadras 100 e 200 será interditado nos dois sentidos. Assim, o condutor que estiver saindo das comerciais deverá acessar o Eixinho e fazer as tesourinhas da quadra seguinte, para conseguir passar por baixo do Eixo Rodoviário de Brasília (Eixão), retornando ao trajeto de origem.

Veja a ilustração:

Reprodução/GDF
Bloqueio nas tesourinhas

Os eixinhos Leste (de baixo) e Oeste (de cima) ficarão com uma faixa de rolamento fechada para acomodação dos veículos e trabalhadores, na altura do viaduto em obra. Nesse local, não será possível fazer as conversões nas alças das tesourinhas. Por isso, o motorista precisará seguir adiante para chegar à vizinhança das intervenções.

O Detran indica utilizar a via W1 (rua do comércio local) ou a L2 como alternativas para acessar as quadras comerciais e residências próximas às obras.

Obras

A previsão é de que a Novacap atue em 96 passagens sob o Eixão e os eixinhos (L e W), com um custo de R$ 7.337.880. As obras devem durar um ano, com ações simultâneas em quatro entrequadras por vez.

Nas tesourinhas da Asa Sul, os tijolos de cor laranja serão removidos, com a devida aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O atual revestimento dará lugar ao concreto aparente, padrão de todas as tesourinhas a partir de então. (Com informações da Agência Brasília)

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?