Trânsito: tesourinhas começam a ser reformadas nesta sexta-feira

Primeiro trecho a receber as máquinas e ter tráfego reduzido é a estrutura da 115/116 Norte

VIMEO/Reprodução

atualizado 21/11/2019 19:22

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) inicia na manhã desta sexta-feira (22/11/2019) a reforma do conjunto de tesourinhas das vias 115/116 da Asa Norte. As primeiras estruturas a receber intervenção têm risco apontado em relatório do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Primeiro, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) fechará e sinalizará as vias. Depois, o canteiro de obras começa a ser montado. A previsão é de que os reparos no conjunto de tesourinhas da Asa Sul comecem na próxima semana.

O Detran explica que, durante as obras, o trânsito na via de ligação das quadras 100 e 200 será interditado nos dois sentidos. Assim, o condutor que estiver saindo das comerciais deverá acessar o Eixinho e fazer as tesourinhas da quadra seguinte, para conseguir passar por baixo do Eixo Rodoviário de Brasília (Eixão), retornando ao trajeto de origem.

Veja a ilustração:

Reprodução/GDF
Bloqueio nas tesourinhas

Os eixinhos Leste (de baixo) e Oeste (de cima) ficarão com uma faixa de rolamento fechada para acomodação dos veículos e trabalhadores, na altura do viaduto em obra. Nesse local, não será possível fazer as conversões nas alças das tesourinhas. Por isso, o motorista precisará seguir adiante para chegar à vizinhança das intervenções.

O Detran indica utilizar a via W1 (rua do comércio local) ou a L2 como alternativas para acessar as quadras comerciais e residências próximas às obras.

Obras

A previsão é de que a Novacap atue em 96 passagens sob o Eixão e os eixinhos (L e W), com um custo de R$ 7.337.880. As obras devem durar um ano, com ações simultâneas em quatro entrequadras por vez.

Nas tesourinhas da Asa Sul, os tijolos de cor laranja serão removidos, com a devida aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O atual revestimento dará lugar ao concreto aparente, padrão de todas as tesourinhas a partir de então. (Com informações da Agência Brasília)

Últimas notícias