metropoles.com

No fim de semana, 76% das pessoas com 66 anos foram vacinadas no DF

De acordo com o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, 19,8 mil pessoas foram imunizadas contra a Covid-19 entre os dias 9 e 11

atualizado

Compartilhar notícia

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Vacinação na Asa Sul
1 de 1 Vacinação na Asa Sul - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

A vacinação dos idosos de 66 anos, iniciada na última sexta-feira (9/4), alcançou 76% das pessoas dentro dessa faixa etária. De acordo com o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, era estimada a aplicação de 18 mil doses nesses três dias, mas a imunização contra a Covid-19 superou as expectativas e chegou a 19,8 mil aplicações somente de D1 (primeira dose).

Além dos idosos, mais de 4,5 mil profissionais de saúde receberam a imunização e 2.237 profissionais das forças de segurança pública.

As doses chamadas D1 tiveram 97% aplicadas no DF. Atualmente, a maioria das doses disponíveis é para D2. O governo faz um alerta para que as pessoas cumpram os prazos da segunda dose. Quem recebeu a CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, o prazo para D2 é entre 14 e 28 dias. No caso da vacina Covishield – desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca, o prazo é de 90 dias.

De acordo com o chefe da Casa Civil do GDF, Gustavo Rocha, o público-alvo das vacinas contra o novo coronavírus não tem ficado atento para os prazos da segunda dose. Embora o GDF tenha usado 97% dos imunizantes já recebido para a 1ª dose, somente 4,34% das pessoas foram aos postos de saúde tomar a segunda dose.

“A imunização só se completa com o ciclo das duas doses”, alertou o secretário-chefe da Casa Civil.

Compartilhar notícia