Os bastidores da cobertura policial de um jeito que você nunca viu

PCDF prende 50 agressores de mulheres em operação nacional do MJSP

Polícias civis de todos os estados e do Distrito Federal atuam sob coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)

atualizado 08/03/2023 12:43

Breno Esaki/Especial Metrópoles

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) faz, nesta quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, uma operação nacional de combate à violência contra a mulher e intensifica a punição de agressores cumprindo mandados de prisão em todo país. A ação, prevista para o mês todo, foi batizada de Operação Átria.

Polícias civis de todos os estados e do Distrito Federal atuam sob coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do MJSP. A coluna apurou que apenas na manhã desta quarta, a Polícia Civil do DF (PCDF) prendeu 50 homens acusados de agressão contra mulheres.

Além do combate à violência, por meio da apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, realização de atendimentos às vítimas e cumprimento de mandados de prisão, a operação também promove ações educativas, como palestras, orientações e cursos.

As polícias civis vão atuar, de forma conjunta, na busca de suspeitos e foragidos da Justiça pela prática de crimes de feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres e outras tipificações.

Átria

Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Ela tem uma coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil, em destaque.

Em alusão à posição da estrela, a operação objetiva reposicionar a mulher, retirando da condição de vítima e a pondo em evidência.

Feminicídio

O número de tentativas de feminicídio com uso de arma branca cresceu 27% no Distrito Federal, em 2022, segundo dados da PCDF.

De janeiro a dezembro do ano passado, a corporação contabilizou 42 casos de mulheres feridas por objetos de corte e perfuração. No mesmo período de 2021, ocorreram 33 casos desse tipo.

Violência contra a mulher: identifique e saiba como denunciar

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
Publicidade do parceiro Metrópoles 7
0

Mais lidas
Últimas notícias