Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Na Mira

Juízes são suspeitos de cobrar propina para vazar operações policiais

De acordo com as apurações da PF, os magistrados suspeitos estariam utilizando seu cargo para facilitar o tráfico de informações

26/11/2024 09:31, atualizado 26/11/2024 13:00
Compartilhar notícia
Ekaterina/Pexels
Imagem colorida de um martelo de madeira

Esquema investigado pela Polícia Federal aponta que magistrados vendiam decisões judiciais e vazavam informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.

A Operação Sisamnes foi deflagrada nesta terça-feira (26/11) com o objetivo de desarticular a rede criminosa envolvendo juízes, advogados, lobistas, empresários e assessores, que seriam responsáveis por corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional.

A investigação aponta que o grupo criminoso negociava valores em troca de decisões favoráveis a interesses de partes em processos judiciais, afetando diretamente a integridade do sistema judiciário.

Entre as práticas criminosas mais graves, destacam-se os vazamentos de dados confidenciais, principalmente sobre operações da Polícia Federal, o que colocaria em risco a segurança de investigações e a proteção de testemunhas e agentes envolvidos.

De acordo com as apurações da PF, os magistrados suspeitos estariam utilizando seu cargo para facilitar o tráfico de informações, fornecendo dados privilegiados a advogados e lobistas. Esse vazamento de informações sigilosas teria sido uma moeda de troca para obter vantagens pessoais e profissionais.

Como parte das ações determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão.

Além disso, o STF também determinou o afastamento dos envolvidos das funções públicas, o monitoramento eletrônico de servidores e magistrados suspeitos, e a indisponibilidade de bens dos investigados.