Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Na Mira

Suspeito de pedofilia esconde celular na descarga durante ação da PF

Mais de 40 pessoas faziam parte de grupo virtual denunciado de troca de conteúdo sexual infantojuvenil

Hugo Barreto/Metrópoles
Foto colorida de agentes da polícia federal entrando em viatura - Metrópoles

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (26/11), a Operação Inocência Protegida VII, com o objetivo de combater o compartilhamento de material de abuso sexual infantil em grupos nas plataformas WhatsApp e Telegram.

A ação foi realizada com base em informações recebidas por meio do portal Comunica PF, que reportaram crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A investigação teve início após o recebimento de capturas de tela que evidenciavam a prática de crimes em grupos virtuais.

Foram identificadas 41 linhas telefônicas aparentemente envolvidas na disseminação de material ilícito, sendo três delas relacionadas ao estado do Ceará. Três mandados de busca e apreensão são cumpridos nas cidades de Fortaleza, Itapipoca e Aracati.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Durante as buscas, policiais federais recolheram dispositivos eletrônicos, mídias digitais e outros materiais que serão submetidos à análise pericial para aprofundar as investigações, confirmar a autoria de fatos dos crimes e ainda identificar possíveis vítimas de exploração sexual.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Um dos investigados tentou se desfazer do celular momentos antes do início das buscas, mas a equipe de policiais federais localizou o aparelho na caixa de descarga do sanitário.

Os investigados poderão responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de pornografia infantil, cujas penas podem alcançar 10 anos de reclusão, além da possível apuração de outros delitos mais graves.