Na Mira

Caminhoneiro é procurado por perseguir ex e ameaçar delegada. Veja vídeo

Marcos Ferreira dos Santos, 47 anos, está foragido pelos crimes de perseguição e descumprimento de medida protetiva

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

PCGO/Reprodução
caminhoneiro que perseguiu ex e ameaçou delegada
1 de 1 caminhoneiro que perseguiu ex e ameaçou delegada - Foto: PCGO/Reprodução

A Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) de Valparaíso de Goiás (GO), busca localizar Marcos Ferreira dos Santos (imagem em destaque), 47 anos. O caminhoneiro está foragido pelos crimes de perseguição e descumprimento de medida protetiva contra a ex-companheira.

Segundo a delegada da Deam, Samya Noleto, a vítima afirmou estar em um relacionamento abusivo com Marcos há 16 anos, marcado por idas e vindas. Na última reconciliação, inclusive, o caminhoneiro a agrediu e a proibiu de sair da casa.

Apesar do ocorrido, a vítima, que antes morava em Vicente Pires (DF), conseguiu se mudar para Valparaíso. No entanto, o foragido continuou a enviar mensagens e até e-mails, o que a fez levar o caso à delegacia.

Em 11 de março, a vítima teve o pedido de medida protetiva concedido. A ordem determinava que Marcos mantivesse uma distância mínima de 300 metros, além de proibir qualquer tipo de contato, inclusive por meios de comunicação – medida a qual o investigado descumpriu.

“A  vítima veio registrar aqui a situação de perseguição, que são mensagens reiteradas seja por por e-mail ou então SMS, porque o autor justamente não utiliza o WhatsApp para não receber intimações tanto do Poder Judiciário, quanto da polícia”, explicou Samya.

Apesar da determinação, o suspeito não foi localizado inicialmente para ser intimado presencialmente, uma vez que exerce a profissão de caminhoneiro, o que dificulta a localização.

No entanto, na sexta-feira (27/3), enquanto a vítima estava na delegacia prestando depoimento, o suspeito enviou diversas mensagens por SMS, violando novamente a ordem judicial.

Diante da situação, a Deam aproveitou o contato do investigado e utilizou o telefone celular da própria vítima para comunicar formalmente o investigado sobre o teor da medida protetiva, além de convocá-lo para prestar depoimento.

Marcos se recusou a comparecer à unidade policial e ainda continuou a responder a delegada, descumprindo, por sucessivas vezes, a medida protetiva.

Veja:

Caminhoneiro é procurado por perseguir ex e ameaçar delegada - destaque galeria
2 imagens
Mesmo assim, ele continuou se comunicando com a vítima
A medida protetiva contra o acusado o impedia de enviar mensagens à vítima
1 de 2

A medida protetiva contra o acusado o impedia de enviar mensagens à vítima

Imagem cedida ao Metrópoles
Mesmo assim, ele continuou se comunicando com a vítima
2 de 2

Mesmo assim, ele continuou se comunicando com a vítima

Imagem cedida ao Metrópoles

De acordo com a delegada, o foragido chegou a ligar no número fixo da delegacia posteriormente, para tentar “depreciar a vítima”.

“O autor disse que ia procurar um advogado e que estava no Distrito Federal registrando uma ocorrência contra a vítima. Novamente foi solicitado que ele cumprisse as medidas protetivas que, a partir de agora, ele estava intimado por telefone e o autor desligou, sem mais detalhes”, conta.

Contudo, durante esse fim de semana, voltou a mandar mensagens de ameaça à vítima e à polícia, como: “agora você vai pagar”; “você é uma traidora”; “se é guerra que você quer, é isso que você vai ganhar”.

Diante da gravidade dos fatos, a Justiça decretou a prisão preventiva do suspeito, que se encontra foragido.

A PCGO solicita que qualquer informação sobre o paradeiro do foragido seja comunicada imediatamente às autoridades, garantindo o sigilo do denunciante, pelo Disque 197 ou pelo WhatsApp (61) 99195-6504.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?