metropoles.com

Após ataque a jornalistas, Alexandre Pantazis é indiciado pela PCDF

Os profissionais de imprensa entraram com queixa-crime na Justiça contra o empresário e também registraram ocorrência policial

atualizado

Compartilhar notícia

Alexandre Pantazis
1 de 1 Alexandre Pantazis - Foto: null

O empresário Alexandre Pantazis, que ameaçou publicamente três jornalistas do Metrópoles, acabou indiciado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) pelos crimes de ameaça, injúria e difamação. O termo circunstanciado foi concluído pela 5ª Delegacia de Polícia (Área Central) e encaminhado à Justiça nessa sexta-feira (11/3).

O caso deverá ser analisado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) nos próximos dias. Na semana passada, Alexandre Pantazis reagiu à reportagem que o citava, no Metrópoles, com xingamentos sexistas e ameaças aos profissionais que escreveram e editaram o texto.

No último dia 2, a coluna Na Mira, do Metrópoles, revelou que uma mansão cinematográfica pertencente a um dos sócios dos irmãos Pantazis (Basile e Alexandre), localizada no Lago Sul, foi arrematada por R$ 8 milhões após ir a leilão em processo judicial. Depois da publicação da reportagem, o empresário ameaçou os profissionais do portal. “Vou atrás de vocês, se preparem.”

O empresário fez os ataques em duas publicações em seu perfil no Instagram e no perfil oficial do Metrópoles, no campo de comentários sobre a reportagem. Os profissionais de imprensa entraram com queixa-crime na Justiça contra Pantazis e também registraram ocorrência na polícia.

Apoio aos profissionais

No começo da semana, o procurador-geral da República, Augusto Aras, prestou, pessoalmente, apoio aos jornalistas do Metrópoles. “A liberdade de expressão e a imprensa livre representam a primeira e a última trincheira da democracia”, disse Aras.

Cinco entidades que representam jornalistas também repudiaram os ataques e se solidarizaram com os profissionais. São elas: Associação Brasileira de Imprensa (ABI),  Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Sindicato dos Jornalistas do DF, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Portal dos Jornalistas.

Compartilhar notícia