MP recomenda que cidades do DF não concedam bens para festas privadas

O MP orientou as administrações regionais do DF deixem de emprestar bens públicos móveis a particulares para eventos privados

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Nina Quintana/Metrópoles @ninaquintana
Fachada do MPDFT - Metrópoles
1 de 1 Fachada do MPDFT - Metrópoles - Foto: Nina Quintana/Metrópoles @ninaquintana

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) expediu recomendação que proíbe que as administrações regionais do DF emprestem bens públicos móveis a particulares para a realização de eventos, atividades ou iniciativas de interesse predominantemente privado. Entre os bens vedados para empréstimo pela Promotoria estariam veículos oficiais: carros de serviço, caminhonetes e vans.

A medida, publicada pelo MP no dia 31 de março, tem como objetivo prevenir irregularidades e assegurar o cumprimento das normas que disciplinam a gestão do patrimônio público.

O MP reforça que esse tipo de uso só pode acontecer em situações excepcionais, quando houver interesse público claro e participação oficial do governo, além disso, todo o processo precisar ser formalizado e justificado. Na prática, o órgão quer evitar que recursos públicos sejam usados como “favores” para particulares sem respaldo legal.

A recomendação tem como base o Decreto Distrital nº 16.109/1994, que estabelece que os bens patrimoniais móveis são destinados exclusivamente ao serviço público, sendo vedado seu uso para fins particulares.

O MPDFT ressaltou que a utilização indevida desses bens, quando praticada com dolo e em desacordo com as normas legais, pode configurar ato de improbidade administrativa.

O órgão também destaca que a relevância social, cultural ou religiosa de eventos promovidos por particulares não constitui, por si só, fundamento jurídico suficiente para autorizar a cessão de bens públicos sem respaldo legal e sem a devida vinculação ao interesse público.

As administrações têm o prazo de 20 dias úteis se manifestar sobre a recomendação.

Veículos oficiais

Em outro documento, também de 31 de março, o MPDFT recomendou às administrações regionais a adotarem medidas mais rigorosas no controle do uso, condução, guarda, recolhimento e abastecimento de veículos oficiais. Entre as providências, está a interrupção imediata da utilização de veículos classificados como “institucionais” ou “de serviço” por servidores ou terceiros que não possuam autorização formal, e a adoção de procedimento administrativo eletrônico para documentar e controlar o abastecimento da frota.

O documento também prevê a necessidade de levantamento da frota para identificar veículos sem a devida identificação visual padronizada ou sem dispensa formal dessa exigência, além da verificação de eventuais infrações de trânsito pendentes de regularização. As Administrações Regionais devem, ainda, apurar situações em que o recolhimento dos veículos esteja ocorrendo fora das garagens oficiais.

A recomendação se baseou no Decreto nº 47.091/2025, que dispõe sobre a utilização de veículos oficiais e serviços de transporte terrestre no âmbito do Distrito Federal.

O MPDFT reforçou que os veículos institucionais devem ser utilizados exclusivamente em atividades de interesse público e que a exigência de autorização formal para sua condução é um instrumento essencial de controle administrativo, segurança patrimonial e responsabilização individual, sendo vedada qualquer forma de uso informal, tácito ou por mera tolerância hierárquica.

O prazo para resposta é de 30 dias úteis.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?