metropoles.com

“A gente vai fiscalizar cada passo de Ibaneis”, diz Renata Amaral

A advogada concorre ao comando da entidade com candidatos de outras três chapas. Eleição será na próxima quinta-feira (29/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Renata Amaral
1 de 1 Renata Amaral - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Única mulher na disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), Renata Amaral disse que, se eleita, irá acompanhar a gestão do ex-presidente da entidade Ibaneis Rocha (MDB) no Palácio do Buriti. “A gente vai estar bem pertinho do governador, fiscalizando cada passo que ele dá”, afirmou.

A advogada argumentou que a Ordem precisa ajudar os governantes na proposição e elaboração de políticas públicas “para construção de normas que de fato atendam aos anseios da sociedade”. Ela afirmou que a instituição se afastou do seu papel constitucional. “É muito simbólico você defender o estado democrático de direito. Tem por obrigação fiscalizar o poder público e ser a voz da sociedade.”

Renata Amaral criticou, ainda, a falta de transparência nas contas da OAB-DF, a que considerou uma “caixa preta”. “O que está no site não garante transparência, são balanços trimestrais”, apontou.

Registrada nos últimos minutos, a chapa Ordem Democrática é composta majoritariamente por mulheres. Apesar de figurar como candidata à presidência da Ordem, Renata diz que a proposta é de uma gestão partilhada com o grupo.

Assista:

A chapa defende uma OAB-DF plural e que atenda à minorias. Entre as propostas, criação de creches para filhos de advogados e isenção de anuidade para gestantes no ano de nascimento da criança. Também propõe a criação das comissões de advocacia negra e de políticas de drogas.

Perfil
Renata Amaral é sócia do primeiro escritório de advocacia feminista do Distrito Federal. A banca coleciona casos importantes no enfrentamento à violência contra as mulheres. A candidata atuou nas Comissões de Assuntos Constitucionais e da Mulher Advogada da OAB-DF, na gestão 2013-2015, onde era conselheira seccional.

Eleição
A votação para o comando da entidade está marcada para a próxima quinta-feira (29/11), das 9h às 17h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Segundo a OAB-DF, mais de 30 mil advogados estão aptos a participar do pleito.

A disputa conta com quatro chapas. Além de Renata Amaral, concorrem ao cargo os advogados Jacques Veloso, Délio Lins e Silva Júnior e Max Telesca.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?