metropoles.com

Quatro chapas disputam eleições para presidência da OAB-DF

Além dos três nomes anunciados, uma quarta concorrente surpreendeu ao registrar a candidatura nos últimos minutos antes do fim do prazo

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/OAB-DF
sede_oabdf-divulgacao1
1 de 1 sede_oabdf-divulgacao1 - Foto: Divulgação/OAB-DF

Com o fim do prazo para a inscrições das chapas, o cenário da disputa para as eleições da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) está definido. Além dos três nomes anunciados – Jacques Veloso, Délio Lins e Silva e Max Telesca – uma quarta concorrente surpreendeu ao registrar a candidatura nos últimos minutos antes do fechamento do protocolo: Renata Amaral.

Única mulher na disputa, Renata conta com uma chapa majoritariamente feminina. Apesar de figurar como candidata à presidência da Ordem, ela diz que a proposta é de uma gestão partilhada. “Precisamos preencher os espaços da ficha de candidatura, mas teremos uma presidência horizontal”, explicou.

“Com a ameaça aos direitos constitucionais que vivemos hoje, entendemos que era urgente lutar por uma OAB que não se apequene e não fique presa à alternância de grupos no poder”, afirmou. De acordo com Renata, o registro nos últimos momentos não foi estratégia. “Foi difícil operacionalizar toda a documentação dos membros da chapa”, explicou. A vice do grupo é a advogada Maria Victória Hernandez.

Também foi protocolada, no último dia, a chapa encabeçada por Max Telesca. O advogado propõe uma gestão voltada à inclusão dos jovens no mercado de trabalho e o fim da alternância de poder entre dois grupos no comando da Ordem. A candidata a vice é Renata Villas Boas.

Já estavam oficialmente no páreo o candidato de situação, o tributarista Jacques Veloso, e o principal nome da oposição, o criminalista Délio Lins e Silva Júnior.

Veloso conta com o apoio do atual mandatário da Ordem, Juliano Costa Couto, e do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) – que comandou anteriormente a entidade e ocupava o posto de conselheiro federal. Délio tem o aval de centenas de advogados criminalistas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?