*
 

Cavaleiros fizeram uma manifestação na manhã desta terça-feira (11/10) na Esplanada dos Ministérios contra a proibição das vaquejadas. De acordo com informações da Polícia Militar, 40 pessoas se deslocaram pela Via N1 até a Catedral, onde receberam uma bênção e depois retornaram pela Via S1 até o Congresso Nacional. Nenhuma via foi bloqueada. A PM acompanhou o deslocamento. A manifestação foi pacífica e terminou por volta das 11h.

O protesto ocorreu também em outros estados. Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na última quinta-feira (6), que uma lei estadual do Ceará que regulamenta a prática da vaquejada é inconstitucional.

Muito popular na Região Nordeste, a vaquejada é uma atividade recreativa em que dois vaqueiros, montados em cavalos distintos, buscam derrubar um boi, puxando-o pelo rabo, uma prática considerada de “crueldade intrínseca” pelo ministro Marco Aurélio Mello, relator do processo. Com a decisão, a prática fica proibida no país.

A ação é da Procuradoria-Geral da República (PGR), para quem a vaquejada é uma prática que promove maus-tratos e crueldades contra animais. Para o governo, trata-se de uma atividade que pode ser considerada como patrimônio cultural do povo nordestino.

 

 

COMENTE

trânsitopmEsplanadavaquejadascavaleiros
comunicar erro à redação

Leia mais: Distrito