Levantamento do GDF aponta que 30% dos brasilienses ainda não usam máscaras

No DF, decreto do Executivo local obriga a utilização do item de proteção. Quem desrespeitar a norma pode receber advertência ou multa

atualizado 08/07/2020 11:29

Máscara no DFRafaela Felicciano/Metrópoles

Três em cada 10 pessoas não usam máscaras no Distrito Federal – o item de proteção tem por objetivo evitar a disseminação do novo coronavírus. Isso quer dizer que, segundo levantamento da Casa Civil do GDF, 30% dos moradores do DF ignoram o uso do acessório.

O mapeamento foi produzido com base nas ações de fiscalização do Governo do DF (GDF) durante a pandemia, a exemplo das operações do DF Legal, Instituto de Defesa do Consumidor do DF (Procon-DF), da Secretaria de Governo e de órgãos de segurança pública.

Do ponto de vista do subsecretário de Inovação da Casa Civil do DF, Paulo Medeiro, o uso do equipamento é determinante para o DF conter o avanço da doença. Segundo pesquisas, a máscara reduz em até 40% as chances de contaminação.

0

De acordo com o levantamento, a máscara não é usada principalmente por jovens e praticantes de atividades físicas ao ar livre.

No DF, decreto do Executivo local obriga a utilização do item de proteção. Quem desrespeitar a norma pode receber advertência ou multa, ou até responder por crime de infração de medida sanitária, que tem pena de prisão de 1 mês a 1 ano.

DF Legal

Segundo a Secretaria DF Legal, ao longo das ações de fiscalização, entre 18 de maio e 5 de julho, 76 multas foram aplicadas a pessoas que não cumprem o decreto do GDF que obriga o uso do equipamento. Outros 69 mil foram abordados e orientados a colocar o acessório.

Últimas notícias