Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Lei sancionada prevê multa de até R$ 100 mil para pichadores no DF

Lei sancionada pelo governador amplia a punição e ainda obriga vândalo a recuperar o bem danificado

09/06/2020 08:18, atualizado 09/06/2020 08:25
Compartilhar notícia
Giovanna Bembom/Metrópoles
Lei sancionada prevê multa de até R$ 100 mil para pichadores no DF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) , sancionou alterações na Lei n° 6.094/2018 que institui o Programa de Combate a Pichações na capital da República.

A partir de agora, o ato de pichação constitui infração administrativa passível de multa no valor de R$ 25 mil, independentemente das sanções penais cabíveis e da obrigação de indenizar os danos de ordem material e moral porventura ocasionados.

Se o ato for realizado em monumento ou bem tombado, a multa é de R$ 100 mil, além do ressarcimento das despesas de restauração do bem pichado. Em caso de reincidência, a multa deve ser aplicada em dobro.

Veja a publicação na íntegra:

Os distritais aprovaram o projeto de lei no dia 28 de abril. Autor da proposta, o deputado Eduardo Pedrosa (PTC) disse que apresentou a proposta após se indignar com a pichação na recém-reformada tesourinha das entrequadras 15/16 da Asa Norte.

Lei sancionada prevê multa de até R$ 100 mil para pichadores no DF - destaque galeria
7 imagens
Uma lata de tinta vermelha foi derramada na frente do Palácio do Planalto na manhã dessa segunda-feira
Suspeito foi detido e encaminhado à PF
Na via S2, atrás da Catedral Metropolitana de Brasília, as pichações costumam ter cunho político
No centro de Taguatinga, nem o 2º Batalhão da Polícia Militar ficou livre dos rabiscos
No Guará I, o dono de uma loja tentou sensibilizar os pichadores, mas a iniciativa não deu muito certo
Ato de vandalismo no Palácio do Planalto
1 de 7

Ato de vandalismo no Palácio do Planalto

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Uma lata de tinta vermelha foi derramada na frente do Palácio do Planalto na manhã dessa segunda-feira
2 de 7

Uma lata de tinta vermelha foi derramada na frente do Palácio do Planalto na manhã dessa segunda-feira

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Suspeito foi detido e encaminhado à PF
3 de 7

Suspeito foi detido e encaminhado à PF

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Na via S2, atrás da Catedral Metropolitana de Brasília, as pichações costumam ter cunho político
4 de 7

Na via S2, atrás da Catedral Metropolitana de Brasília, as pichações costumam ter cunho político

Hugo Barreto/Metrópoles
No centro de Taguatinga, nem o 2º Batalhão da Polícia Militar ficou livre dos rabiscos
5 de 7

No centro de Taguatinga, nem o 2º Batalhão da Polícia Militar ficou livre dos rabiscos

Hugo Barreto/Metrópoles
No Guará I, o dono de uma loja tentou sensibilizar os pichadores, mas a iniciativa não deu muito certo
6 de 7

No Guará I, o dono de uma loja tentou sensibilizar os pichadores, mas a iniciativa não deu muito certo

Hugo Barreto/Metrópoles
Na Praça do Relógio, no coração de Taguatinga, os rabiscos estão por toda parte
7 de 7

Na Praça do Relógio, no coração de Taguatinga, os rabiscos estão por toda parte

Hugo Barreto/Metrópoles

Atos de vandalismo não são incomuns no DF. Nessa segunda-feira (08/06), um manifestante jogou tinta vermelha na frente do Palácio do Planalto. O homem será indiciado por dano ao patrimônio público federal e dano ao patrimônio tombado.

Segundo informações da PF, o homem tem 29 anos e é morador de Goiânia (GO). O nome dele não foi revelado, bem como detalhes do depoimento na Polícia Federal na tarde dessa segunda.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters