Tesourinhas são liberadas no fim da Asa Norte após obras

Nas quadras 15/16 Norte, as pistas já foram abertas para a circulação de veículos. Outras estruturas serão abertas nesta semana

atualizado 20/04/2020 18:54

Tesourinhas são liberadas no fim da Asa Norte após obrasViviane Novais/Metrópoles

As primeiras das tesourinhas em obras de revitalização no Plano Piloto foram entregues nesta segunda-feira (20/04). A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) finalizou as intervenções nas quadras 15/16 Norte. No local, que já está aberto para a circulação de veículos, foram efetuados reforços na parte estrutural dos viadutos, que nunca sofreram intervenção nesses 60 anos, além de sinalização, pintura e aumento da rede pluvial.

Outros dois conjuntos de tesourinhas, que também estão em reforma, localizados nas quadras 7/8 Norte e 3/4 Sul, terão sua parte estrutural concluída nesta segunda-feira e, a partir desta quarta-feira (22/04), seguem para obras de urbanização, com previsão de serem entregues à população na quinta-feira (23/04).

Cláudio Nelson Brandão, diretor de Edificações da Novacap, explica que todas as tesourinhas passaram por reforço e que a demora na entrega desses primeiros conjuntos, inicialmente prevista para março, é devido à deterioração das estruturas, que, na Asa Sul, eram revestidas, o que escondia a real condição delas. Ele ressalta que, em razão das péssimas condições internas, o conjunto de tesourinhas localizado nas quadras 15/16 Sul será liberado somente no início de maio.

“A priorização dos primeiros conjuntos a receberem reforma respeitou um relatório feito pelo Tribunal de Contas do DF, que apontava maior periculosidade em algumas estruturas. Mas, quando começamos a retirar os revestimentos, nos surpreendemos com a deterioração dessas obras de arte. Algumas ofereciam risco real à segurança dos transeuntes”, assegurou o diretor de Edificações.

Próxima fase

Com a entrega dos primeiros lotes de tesourinhas, onde se concentram 16 passagens, a Novacap passa para a segunda fase do projeto, no qual serão reformados mais quatro conjuntos. Os viadutos 5/6 e 11/12 Norte já estão interditados, as obras tiveram início hoje. Na Asa Sul a reforma será nas passagens 13/14 e 7/8, e começam na próxima semana.

Todas as 96 passagens sob o Eixo Rodoviário e os eixinhos (L e W) passarão por reforço estrutural, revitalização e pintura, ao custo total de R$ 7.337.888,95. As ações serão simultâneas em quatro entrequadras por vez, duas na Asa Sul e duas na Asa Norte.

Com informações da Agência Brasília

Últimas notícias