metropoles.com

Justiça do DF afasta policiais que agrediram adolescente em abordagem. Veja vídeo

De acordo com a decisão, os militares devem ficar afastados por 90 dias para assegurar “o regular andamento da investigação”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Imagem cedida ao Metrópoles
adolescente-agredido
1 de 1 adolescente-agredido - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

A 1ª Vara Criminal de Brasília determinou o afastamento dos policiais militares envolvidos na abordagem a um adolescente de 14 anos, em Brazlândia. O caso ocorreu em 21 de fevereiro e também envolveu o primo do menor, de 18 anos.

Veja:

De acordo com a decisão desta sexta-feira (6/3), os militares devem ficar afastados do serviço operacional, assim como do serviço voluntário gratificado, durante o período de 90 dias.

A sentença ressalta que as medidas “são adequadas e proporcionais ao caso concreto, assegurando o regular andamento da investigação sem impor restrição extrema à liberdade dos investigados”.


Entenda

  • A 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia) investiga o caso como possível abuso de autoridade e lesão corporal;
  • Em depoimento, o jovem de 18 anos relatou que caminhava com o primo, de 14, por volta das 21h45, quando ambos foram abordados por policiais militares que procuravam suspeitos com características semelhantes às deles. Após a revista, a equipe deixou o local;
  • Segundo o relato, uma travesti que estava nas proximidades afirmou ter filmado a abordagem e disse que enviaria as imagens por WhatsApp;
  • Cerca de uma hora depois, por volta das 23h15, a mesma viatura teria retornado. O jovem afirma que, nesse momento, os policiais passaram a agredi-los e disseram que eles “sofreriam consequências por terem filmado a abordagem”. Ele relata ter recebido socos nas costelas e afirma que ambos foram atingidos com spray de pimenta;
  • Diante da situação, a irmã de um dos envolvidos acionou a mãe do adolescente, que afirmou ter presenciado parte das agressões. A jovem também prestou depoimento e mencionou a presença de um terceiro rapaz, amigo da dupla, que inicialmente não havia sido citado;
  • Até o momento, o adolescente de 14 anos ainda não foi ouvido formalmente;
  • Após deixarem a delegacia, o menor publicou nas redes sociais uma foto em frente a uma viatura da PM, mostrando o dedo do meio. A publicação também poderá ser considerada no curso das investigações.

Cobrança de investigação

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) requisitou a abertura de investigação preliminar para apurar a conduta de policiais.

O pedido foi encaminhado à Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). No ofício, o MPDFT destaca a “gravidade dos fatos relatados” e deu prazo de cinco dias para que a corregedoria informe as providências adotadas.

A promotoria fundamenta o pedido nos artigos 127 e 129 da Constituição Federal e na Lei Complementar nº 75/1993, que tratam das atribuições do Ministério Público.

O que diz a PM

Em nota, a PMDF informou que, diante das imagens divulgadas, adotará as providências cabíveis para apuração dos fatos. Segundo a corporação, será instaurado procedimento administrativo para reunir todos os elementos necessários, incluindo a análise das gravações e a oitiva dos envolvidos.

A PMDF acrescentou que as ações policiais devem obedecer aos princípios da legalidade, proporcionalidade e técnica profissional, e reafirmou o compromisso com a transparência e a responsabilidade institucional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?