metropoles.com

TJDFT: lei sobre educação moral e cívica em escolas é inconstitucional

Decisão foi tomada nesta terça-feira (30/07/2019) pelos desembargadores do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Enfrentando a violência online contra meninas
1 de 1 Enfrentando a violência online contra meninas - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) declarou, nesta terça-feira (30/07/2019), inconstitucional a Lei Distrital 6.122/2018, que determina a inclusão da disciplina educação moral e cívica como conteúdo do currículo das redes pública e privada de ensino da capital.

A ação foi ajuizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que alegou que a lei é formalmente inconstitucional, pois trata de organização do sistema de educação do DF – matéria reservada a lei complementar.

Ao TJDFT, o GDF também afirmou que a legislação possui vício de iniciativa, pois o projeto teria sido apresentado por deputado e o conteúdo, que aborda atribuições de órgãos da administração pública, é de iniciativa privativa do Executivo. Por fim, ainda arguiu inconstitucionalidade material, em razão de violação ao princípio da separação dos poderes.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), por sua vez, defendeu a legalidade da norma e requereu a improcedência da ação. A Procuradoria-Geral do Distrito Federal defendeu a inconstitucionalidade, com a consequente retirada da lei do ordenamento jurídico. O Ministério Público (MPDFT) manifestou-se, em sentido contrário, pela improcedência do pedido e manutenção da lei.

Ao analisar o mérito, a maioria dos desembargadores aderiu ao voto da divergência, que entendeu que a norma padece de vício formal e declarou sua inconstitucionalidade, com incidência de efeitos retroativos à sua data de publicação. (Com informações do TJDFT)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações