metropoles.com

Juiz se declara suspeito para julgar Máfia das Próteses

O magistrado Luis Eduardo Yatsuda Arima seria amigo da família de um dos médicos investigados no esquema

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Fachadas dos prédios públicos em Brasília – Brasília(DF), 23/09/2015
1 de 1 Fachadas dos prédios públicos em Brasília – Brasília(DF), 23/09/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O juiz titular da 2ª Vara Criminal de Brasília, Luis Eduardo Yatsuda Arima, responsável por julgar o processo originado pela Operação Mr. Hyde, pediu para ser afastado do caso por se considerar suspeito para liderar o andamento do processo. O inquérito investiga a Máfia das Próteses.

Reprodução/TJDFT

Na decisão, datada de 21 de setembro, o magistrado afirma que é suspeito por motivo de “foro íntimo”. Ele seria amigo da família do médico Wenner Costa Cantanhêde, um dos denunciados pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) como integrante do esquema.

No lugar de Arima, o juiz substituto Caio Todd Silva Freire assumiu o andamento do processo. No fim do mês passado, ele aceitou as denúncias contra 17 dos 19 acusados pelo MPDFT.

Operação
A Operação Mr. Hyde teve início no dia 1º de setembro e foi realizada pela Polícia Civil do DF e pelo Ministério Público. Treze suspeitos foram presos, entre médicos e pessoas relacionadas à empresa TM Medical.

Médicos, empresários e funcionários de empresas participavam, segundo investigações de policiais e promotores, de um esquema criminoso que incluía a realização de cirurgias desnecessárias, utilização de materiais de baixa qualidade e pagamentos de propina a médicos.

Apenas neste ano, a máfia teria prejudicado 60 pacientes. Os acusados também são suspeitos de ameaçar e atentar contra a vida de testemunhas.

Na última quinta-feira (6/10), uma nova fase da operação foi deflagrada, com foco no Hospital Daher, que também seria integrante do esquema. Uma sala de cirurgias clandestinas foi fechada no local.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?